A Gestão Do Mundo: Um Círculo Ou Um Vetor?

Laitman_931-01Baal HaSulam, “Construindo A Sociedade do Futuro”: Os judeus devem dar às nações algo novo; isso é o que elas esperam do retorno de Israel à sua terra. Não são outros ensinamentos, visto que nisso nós nunca inovamos e sempre fomos seus discípulos. Pelo contrário, é a sabedoria da religião, justiça e paz. Nisso, grande parte das nações são nossos discípulos, e essa sabedoria é atribuída somente a nós.

Pergunta: Há muito tempo sentimos e entendemos que os governos perderam o poder de governar e que o mundo está se aproximando do caos. O ego irrompeu totalmente e carece da necessária força de restrição.

Resposta: Os governos nunca geriram o mundo, mas isso está se tornando cada vez mais evidente, visto que o mundo se tornou integral e fechado. Por outro lado, os governos, sendo individualistas, não são um círculo integral fechado, e assim nos deparamos com a contradição entre um círculo e um vetor. É impossível gerir o mundo com um vetor hoje. É impossível afetar conscientemente algo específico no mundo, uma vez que tudo está mutuamente conectado.

Portanto, quando você afeta algo com a intenção de fazer o bem, essa ação pode levar a um efeito positivo, mas como o sistema estava fechado 40 a 60 anos atrás, você pode causar danos ao sistema inteiro quando afeta a outra parte, e assim, o efeito pode ser muito desagradável. Nós não sabemos onde e por que isso acontece. Em outras palavras, o governo não sabe que se ele afeta um determinado lugar de forma positiva, pode haver um efeito negativo em outro lugar, e eles não vão entender o porquê.

Hoje, a pessoa precisa estar no nível desse sistema para controlá-lo, para ter a mente superior, o que significa ser um Cabalista, e não apenas um Cabalista comum. Isso significa que nós não falamos sobre o sistema local, mas sobre o sistema global. Se algo está errado num país, isso se reflete não só no país, mas em todo o mundo, porque o sistema se tornou analógico, fechado, redondo, e todo o mundo está conectado.

Nosso planeta é uma pequena aldeia. Hoje, não podemos afetar algo especificamente e receber resultados concretos e precisos. Não podemos estudar a sociedade ou o mundo, porque tudo nesses sistemas está mutuamente conectado, e não sabemos nada sobre isso. O mundo está em constante desenvolvimento em muitos aspectos e, de repente, está fechado, enquanto nós, por outro lado, não podemos perceber esse estado fechado com os nossos atuais atributos, desejos e pensamentos, a fim de incorporá-lo dentro de nós e estudá-lo. Nós não podemos construir um modelo do mundo integral dentro de nós. A fim de fazer isso, temos que subir para o nível do novo mundo, o que significa construir um modelo no qual nos conectamos e unimos.

Dez ou cem pessoas podem fazer isso. Não faz nenhuma diferença. Se elas conseguissem se unir num todo comum geral e entender como o sistema integral é construído, poderiam afetar o mundo de uma maneira positiva. Esse é realmente o tipo de unidade que o Baal HaSulam exige. Então, tudo o que fazemos neste mundo terá um efeito positivo.

Pergunta: O que significa “os judeus devem dar à nação algo novo”?

Resposta: Trata-se de definições e discernimentos espirituais. O método de unidade chamado a sabedoria da Cabala é também chamado de sabedoria da verdade e a Luz da Tora. Isso significa que ele é um manual que permite às pessoas subir ao nível integral e se conectar. As pessoas que são guiadas por esse método e que tentam alcançar a unidade são chamadas de “Yehudi“, decorrente da palavra hebraica, “Yihud” (unidade), ou hebreu (Ivri), decorrente da palavra hebraica “Ever” (transcender). É por isso que Abraão foi chamado de Abrahão-Ivri, o hebreu. Israel significa seguir a direção de Yashar El (direto ao Criador), direto à força superior, ao atributo de amor, doação e unidade mútua. Tudo isso se refere a primeiro e única ação de unir e ver o mundo através de nossa unidade. Então, todos nós vamos nos relacionar corretamente com o mundo e receber as respostas corretas dele.

De KabTV “Sobre a Nossa Vida” 18/05/15