Uma Licença De Amor E Paz Em Casa

Laitman_183_04Pergunta: Você fala tão bem sobre a unidade, mas o que a pessoa deve fazer se a unidade não existe em sua própria casa? Eu apoio posições políticas de esquerda, enquanto o meu marido é a favor da extrema direita. Nossas conversas sobre política nos levam a brigas o tempo todo. O que pode ser feito?

Resposta: Eu acho que vocês, e todo o povo de Israel, receberam a oportunidade de corrigir essa situação. Como se diz, “…o amor cobre todas as transgressões” (Provérbios 10:12). Como é possível alcançar a paz entre nós? Paz não significa que um derrota o outro e suprime-o, ou o convence de que ele estava errado, como nós queremos fazer em geral.

Paz significa que, nas relações com outra pessoa que está contra mim de coração e alma, em todas as características e opiniões, nós chegamos à reciprocidade completa. Isto é alcançado através da construção de uma ponte de amor entre nós. Assim, no plano físico, nós ficamos com as contradições e oposições, em luta, resistência e colisão mútua, enquanto que acima disso, especificamente como um contrapeso, nós construímos o amor.

É necessário aprender a fazer isso. A principal coisa é não ter medo de que temos dois planos: um inferior onde contradizemos e nos opomos completamente, e um mais elevado onde estamos conectados. Isso é chamado, “… o amor cobre todas as transgressões”. Especificamente acima de todas as transgressões e erros, não importa quantos contrastes existam entre nós, nós podemos construir uma conexão mais forte de amor. Um não pode existir sem o outro. Portanto, se estamos falando de plenitude, de unidade e até mesmo de amor, isso se refere a dois planos. É impossível de outra forma. É possível construir uma conexão somente acima de todos os distúrbios, atritos e diferenças entre nós.

Portanto, ninguém está autorizado a exigir que o outro mude. Não pode haver coerção, nem religiosa nem secular, de qualquer lado e em qualquer coisa. Cada um deve permanecer como é. Se ele quiser mudar, ele deve querer isso por si mesmo. E nós só precisamos aprender por nós mesmos e ensinar a nós mesmos como construir o amor como um guarda-chuva que nos cobre, mesmo que tenhamos oposições. Precisamente aí é que o nosso amor pode ser permanente (sem ser transitório), grande e próspero devido ao fato de que dentro há chamas da nossa oposição mútua.

Do Programa da Rádio Israelense 103FM, 03/05/15