Um Plano Impossível Que Levou À Quebra

Laitman_718_04Após a primeira restrição em cada Partzuf que começa a trabalhar com a Luz Superior, há uma cabeça (Rosh) que calcula a quantidade de Luz que pode ser recebida a fim de doar, e um corpo (Guf) que recebe essa Luz na prática, de acordo com a decisão da cabeça.

A cabeça é a parte principal, enquanto o corpo só realiza as suas decisões. Sempre foi assim, com exceção de um momento em que o corpo de repente não realizou a decisão tomada pela cabeça; isso aconteceu na quebra dos vasos. A cabeça queria receber toda a Luz a fim de doar, enquanto o corpo não foi capaz de fazer isso.

A quebra dos vasos é um estado de incompatibilidade entre a cabeça e o corpo, não a ação de quebra. No mundo espiritual, tudo é determinado de acordo com a qualidade. Um vaso quebrado é um vaso que não pode se preparar antecipadamente para combinar com o corpo. Não é o verdadeiro vaso que é quebrado, mas a conexão entre o desejo de receber e o pensamento. Nós podemos desenvolver grandes planos em nossos pensamentos, mas quando queremos cumpri-los, verifica-se que é impossível realizá-los.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 23/03/14, Escritos do Baal HaSulam