Sociedade Moderna – Sem Precedentes Na História

Laitman_004Opinião (Andrei Fursov, Historiador, Instituto de Informação Científica sobre Ciências Sociais da Academia Russa de Ciências, Izborsk Club, Rússia): “No Ocidente na década de 70 a base social do movimento esquerdista começou a desaparecer. Isso foi derivado do desenvolvimento tecnológico e econômico. Assim, na sociedade moderna, a injustiça social tem crescido, mas não houve nenhuma resposta a ela.

“A classe média vai se deteriorar ao nível da classe baixa, o que é chamado da linha da pobreza. Os ricos se tornam rapidamente mais ricos, os pobres se tornam rapidamente mais pobres, a elite conduz uma guerra social contra os estratos mais baixos. Essa guerra também tem um caráter ideológico de difamar (demonizar) as classes mais baixas. Mas não houve nenhuma resposta a isso dos estratos mais baixos! Isso significa que o sistema social não funciona da forma como os marxistas e os esquerdistas têm geralmente visto.

“A sociedade moderna esgotou o potencial histórico da Esquerda e da Direita; ela se desenvolveu de acordo com a lógica da desintegração e degeneração da classe social. Este não é um novo período da Idade Média porque a sociedade está se desenvolvendo numa base tecnológica altamente energizada. A sociedade não é dirigida contra o capitalismo; em vez disso, as próprias elites do moderno mundo capitalista estão destruindo o sistema capitalista”.

Meu Comentário: Isso é semelhante ao que Marx imaginou, que o capitalismo iria se aniquilar, mas é especificamente porque um novo governo de unidade plena e igualdade deve vir como substituto para ele, não como resultado da luta de classes, mas através de um desenvolvimento histórico natural.