Shavuot É O Feriado Mais Importante

laitman_937Pergunta: Há feriados que nós recordamos e comemoramos como Rosh Hashaná e Pessach (Páscoa), enquanto que Shavuot não é tão impressionante comparado a eles. Será que nós podemos dizer que ele é menos importante do que os outros feriados?

Resposta: Pelo contrário, é o feriado mais importante. Neste dia nós recebemos o método de acordo com o qual podemos elevar a nossa vida a um nível espiritual e descobrir o outro mundo aqui e agora, como está escrito: “Você verá o seu mundo em sua vida”.

Nós todos fomos criados nesse mundo a partir da força do mal, o nosso ego, mas podemos acrescentar a força do bem à força do mal por esse método e equilibrá-las. Todo o nosso mundo é apenas uma inclinação ao mal. Essa inclinação é um desejo, e é má porque todo mundo só pensa em como pode satisfazê-la à custa dos outros, sem levar em consideração os outros. Essa é a razão da nossa natureza ser má, como está escrito: “…o coração do homem é mal desde a sua mocidade”.

Se começarmos a ver que tudo é mal e que só o mal é revelado, na medida em que é revelado agora em nosso estado, então seremos capazes de chegar a um estado em que vamos dizer: “Chega! Pronto! Temos que mudar alguma coisa!” Assim, temos a oportunidade de trazer a força do bem. Quando descobrimos essa força na natureza, podemos equilibrar a força do mal com a força do bem, e podemos gerenciar a nós mesmos corretamente com essas duas forças, como com duas rédeas. Sem a força do bem, que a sabedoria da Cabalá nos ajuda a revelar, estamos perdidos. Nós não seremos capazes de fazer nada com a nossa natureza egoísta.

É por isso que eu estou feliz que tenhamos chegado a esse estado mal porque é realmente a partir do mal que podemos subir e alcançar o bem.

Do Programa da Rádio Israelense 103FM, 17/05/15