Sem O Exílio É Impossível Atingir A Redenção

laitman_260_01O nível de Nefesh Ruach de Ruach (VAK de Ruach) é chamado de exílio e Gar de Ruach é a redenção. Nefesh não é considerada porque é só um estado de imobilidade, e Ruach já é o começo da obra.

VAK de Ruach é o nosso esforço para fazer todo o possível. No entanto, nesse meio tempo, não há contato com a Luz, e, por isso, é chamado de exílio. É impossível sentir o exílio num nível que é menos que Nefesh Ruach de Ruach (VAK de Ruach).

A pessoa vem estudar e não entende que exílio é esse. No entanto, se desenvolvermos corretamente uma conexão entre nós, onde descobrimos o Criador, isso é chamado de redenção, e a falta de conexão entre nós, porque a característica de doação e amor chamada de Criador não é despertada em nós, é chamada de exílio.

É assim que nós podemos começar a calibrar as relações entre nós. Se a intensidade da conexão entre nós for maior do que o nível inanimado e atinge Nefesh Ruach de Ruach (VAK de Ruach), isso é considerado exílio. No entanto, nós já sentimos que este é o exílio. Nós realmente sentimos a falta de encontrar Ohr HaRuach, ou seja, o Gar de Ruach que já indica movimento, ou seja, uma sensação de vitalidade, uma energia interna.

A principal coisa é se acostumar a sempre falar da construção das dez Sefirot na conexão entre nós. Durante o processo deste trabalho, nós constantemente nos movemos através de todos os tipos de mudanças e estados, alguns dos quais são chamados de exílio. Na medida em que fazemos um esforço para atrair a ajuda de cima, nós avançamos. Este é o trabalho no exílio egípcio.

Se não pedimos, não oramos, não tentamos nos conectar, o que nos leva à oração, então não trabalhamos através do exílio e não avançamos rumo à redenção. Isto porque na espiritualidade o tempo é o número de operações ou mudanças que estamos tentando fazer.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 23/03/14, Escritos do Baal HaSulam