Procure O Criador Dentro Das Criaturas

Dr. Michael LaitmanPergunta: Por que o Criador criou um sistema de mundos de Tuma’a (impureza) em oposição ao sistema dos mundos de Kedusha (santidade)?

Resposta: O desejo de receber foi criado porque a criação só pode ser algo que está fora do Criador. O Criador tem apenas as propriedades de doação, amor e todo bem. Não há nada além do Criador, e essa propriedade domina e preenche toda a realidade. A criação está completamente preenchida com esse tipo de energia.

Portanto, a propriedade oposta deve ser a energia negra que recebe e atrai a Luz nela e só sente o que se encontra em seu interior. O desejo de doar é 100% sentir o outro. Nós não entendemos isso. O Criador é uma propriedade que não sente a Si mesmo e só sente os outros.

O homem vê a si mesmo como uma pessoa: há eu e o que eu sinto, o que faço. Mas, para o Criador não há nada disso. Portanto, Ele não tem nenhuma imagem, apenas a propriedade de doação, ou seja, o sentimento dos outros. Ele sente a Si mesmo estando no outro. Portanto, não há Criador sem criatura. O Criador é a característica de amor que é descoberta fora Dele. Ele está em todos nós, e parece que Ele não existe por Si mesmo.

Agora é necessário construir uma característica que é oposta a Ele. Segue-se que a criatura deve ser alguém que se sente a si mesmo e não o outro, não os outros. Esse sentimento de si mesmo é chamado de “desejo de receber para si mesmo”, e por isso esta é a criatura.

O desejo de receber sente apenas a si mesmo e não sente os outros de forma alguma. Nesse estado, esse desejo é muito limitado. Mesmo quando o Criador o preencher 100%, seu prazer será muito pequeno, pois esse é o sentimento de sua separação, desprendimento dessa força chamada Criador.

Nesse estado, o desejo de receber é separado do sentimento do outro, da doação, e não consegue entender como isso é maravilhoso. E ele só desfruta sentir a si mesmo. Isso é chamado de “Nitzotz (centelha)” da vida.

Para levar o desejo de receber à sensação de plenitude, como o Criador, nós precisamos adicionar a ele a possibilidade de ser capaz de trabalhar em doação, mesmo que ele só sinta o que acontece nele mesmo. Como ele não sente o outro, do seu ponto de vista o outro não existe.

Na verdade, nós não vemos nada. Nós pensamos que o mundo é o que vemos ao nosso redor. Mas nós não vemos os mundos, todo esse espaço chamado mundo espiritual porque não temos possibilidade de sentir o outro.

Para salvar as criaturas dessa terrível separação, o Tzimtzum Aleph (Primeira Restrição) foi feito, um Masach (tela) e Ohr Hozer (Luz de Retorno) foram criados.

Pergunta: O que vai acontecer comigo quando eu adquirir o poder de doação? Será que eu também vou desaparecer?

Resposta: Você não vai sequer ter qualquer dúvida disso. Mesmo que você desapareça completamente, isso não vai lhe preocupar. Alguém que pensa sobre si mesmo está separado do Criador, porque o Criador não tem tais pensamentos.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 24/03/14, Escritos do Baal HaSulam