Procurar O Sentido Da Vida

Dr. Michael LaitmanPergunta: Hoje o estudo da sabedoria da Cabalá se tornou moda. Seus devotos são celebridades, como Madonna. Será que isso perturba ou ajuda a sua meta global de levar a pessoa a uma natureza espiritual?

Resposta: Por um lado, isso chama a atenção das pessoas para a sabedoria da Cabalá, uma vez que elas começam a ler e se interessar por ela. Por outro lado, Madonna e outros não estão realmente envolvidos com a Cabalá. Nada pode ser feito sobre isso; essa é a forma como a humanidade se desenvolve. Quando se trata do grande sistema espiritual, não há entendimento imediato nem a percepção do que é isso, de modo que as pessoas abordam essa questão de vários ângulos.

Mesmo os estudantes que vêm até nós estudar não entendem exatamente onde estão por meio ano ou mais. Eles podem ser comparados àqueles que estudaram física quântica. Lá, também, por um ano os alunos dão voltas desesperados com a falta de compreensão. Uma pessoa não pode entrar imediatamente numa nova dimensão, de modo que a sabedoria da Cabalá deve haver um período de adaptação.

Pergunta: Será que essas celebridades o ajudam?

Resposta: Isso não depende delas, mas sim da necessidade, da demanda e do imperativo da pessoa. As pessoas vêm para a sabedoria da Cabalá quando a questão sobre o sentido da vida cutuca sua alma: “Para que eu estou vivendo?!” Se essa questão queima na pessoa, ela sente uma falta de sentido em sua existência e não pode ficar em paz com isso. Portanto, no final das contas, ele chega até nós. Mas, se a questão sobre o sentido da vida é satisfeita por ela através de comida, sexo, riqueza, família, conhecimento, etc., então ela está presa em algum lugar nesses níveis de satisfação. Isto não é nem bom nem mau; no entanto, a pessoa simplesmente se encontra nesse nível de desenvolvimento.

Por algum tempo eu procurei o sentido da vida, começando com a ciência e depois disso a religião, e não o encontrei nelas. E quando isso se tornou completamente insuportável, eu fui aconselhado a procurar os Cabalistas. Eu procurei meu professor por quatro anos, e quando o encontrei, entendi que isso era para mim.

Da Conferência de Imprensa 11/03/15