Por Que Precisamos De Altruísmo?

laitman_546_02Opinião: (Dmitry Leikin): “O individualismo prospera no mundo moderno. A ideia de viver para si mesmo é tão forte que você tem que explicar o fato de fazer alguma coisa para os outros.

“A questão é que cada pessoa tem certa quantidade de poder (energia), que ela pode gastar em diferentes atividades.

“Ao mesmo tempo, ela tem certas necessidades pessoais que pode cumprir por meio de diferentes atividades. A necessidade de altruísmo decorre do fato de que a pessoa tem mais energia do que o necessário, a fim de cuidar de suas próprias necessidades pessoais.

“Isso significa que, se olharmos para as necessidades pessoais de uma pessoa, vamos descobrir que elas não são muitas: ela realmente precisa de comida, roupas, uma casa e um pouco de entretenimento. Todas as outras necessidades são realmente necessidades coletivas, o que significa que você faz algo egoisticamente não para si mesmo, mas para os outros.

“Mas um homem moderno possui poderes muito mais altruístas do que os seus antepassados. Isto significa que o homem moderno precisa de altruísmo mais do que as gerações que o precederam.

“Isto é expresso sob a forma de preguiça, depressão e perda de motivação. Isso significa que o homem moderno percebe que não sabe o que deve fazer após a satisfação rápida de suas necessidades pessoais. Como ele foi criado para viver só para si, ele não sabe como se manter ocupado e, por fim, não faz nada e reclama de sua perda de motivação.

“Se ele começar a fazer alguma coisa para os outros, sua motivação vai reaparecer e vai passar a ser infinita, já que ele pode fazer algo pelos outros infinitamente. Isso significa que ele pode investir totalmente seus esforços em tais ações, que é realmente o que uma pessoa precisa para ser feliz: investir toda a sua energia em algo.

“Se olharmos para as pessoas que fazem grandes coisas, veremos que todas essas coisas são sempre destinadas a grandes massas de pessoas. Essas pessoas nunca se queixam de falta de motivação, mas podem se queixar de que a vida não é longa o suficiente para cumprir tudo o que elas pretendem fazer.

“A única maneira de ser feliz e ter a motivação para fazer alguma coisa é fazer algo não só para si, mas também para os outros. A razão é que você pode ter uma grande motivação e autorealização apenas fazendo coisas para os outros”.

Meu Comentário: Então a psicologia egoísta (motivação) muda gradualmente para a sabedoria da Cabalá, porque a motivação egoísta de trabalhar para o bem dos outros também se torna vazia e há uma crescente necessidade de nova motivação, pelo Criador, porque o Criador é infinito. Uma pessoa que realiza tais ações considera que essas ações são eternas e que a satisfação é infinita.