Pagar As Dívidas No Ano Do Jubileu

Laitman_167A Torá, “Levítico” 27:20 – 27:21: E se não resgatar o campo, ou se vender o campo a outro homem, nunca mais se resgatará. Porém, havendo o campo saído no ano do jubileu, será santo ao Senhor, como campo consagrado, e se tornará propriedade do sacerdote.

Nós podemos dar ou vender o nosso campo a outros no nosso mundo e no 50o ano, as dívidas são apagadas e tudo volta a ser como era antes. No mundo espiritual, este é um sistema muito complicado, mas também funciona dessa forma. Nós trabalhamos muito duro nos nossos desejos por um longo tempo e no 50o ano (o Jubileu) chegamos a um nível em que esses desejos sobem ao próximo nível.

Pagar as dívidas no 50º ano (o nível de Bina) não é uma descida e subida, mas uma subida para um novo nível, porque tudo que foi acumulado durante esse tempo torna-se o próximo nível, graças ao trabalho da Luz Superior. Ela corrige o que queríamos, mas não conseguíamos. Esse estado especial é chamado de “Jubileu”. Se ela permanecesse mesmo no nível corpóreo, poderia levar o mundo a um estado totalmente diferente. Infelizmente, uma pessoa nesse mundo pensa que o que ela tem é sua própria propriedade privada, mas tudo é temporário e depois de certo período de tempo, tudo vai voltar à sua raiz, ao Criador.

Pergunta: Será que isso significa que quando eu penso “Eu vou comprar uma casa e deixá-la para meus filhos” é um erro do ponto de vista espiritual?

Resposta: A pessoa tem que cuidar de si mesma para não ser um fardo para a sociedade. Ela tem que cuidar de seus filhos, ensinar-lhes uma profissão e deixá-los alguma herança. Mas a Torá nos aconselha a não contar a eles sobre a herança, porque isso pode estragá-los. Se uma criança sabe que vai receber tudo de seus pais, isso a leva a viver uma vida despreocupada, simplesmente esperando: “Virá o tempo e eu receberei tudo deles; por isso eu não preciso esquentar”.

Ela tem que ganhar coisas por si mesma. Portanto, os pais devem ser rigorosos com seus filhos, que é o que acontece conosco quando somos educados espiritualmente. Nós recebemos certas condições e temos que mantê-las, mas se não o fizermos, receberemos condições ainda mais duras.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 10/12/14