Olhando Para O Mundo Pelo Prisma Do Desejo

laitman_928A Torá, “Levítico” 27:11 – 27:12: E, se for algum animal imundo, dos que não se oferecem em oferta ao Senhor, então apresentará o animal diante do sacerdote (Cohen), e o sacerdote o avaliará, seja bom ou seja mau; segundo a avaliação do sacerdote, assim será.

Isto se refere aos desejos do nível animal. Em cada pessoa há um grande número de desejos: inanimado, vegetal, animal, e falante, ou seja, cinco níveis de zero a quatro. Cada um dos desejos deve ser integrado com os outros para trabalhar em total doação com uma intenção em prol bem do Criador.

Mas alguns deles não podem ser corrigidos de modo que funcionem com uma intenção em prol da doação para si mesmos. Eles não podem agir diretamente, mas de forma alternada. Digamos que um burro é um animal impuro que não pode ser trazido ao templo como um sacrifício. Por isso, ele pode participar do sistema geral de governo através da realização de sua tarefa, e é assim com tudo na natureza.

Nada deve ser aniquilado; basta usar o que é apresentado a nós de forma certa. Visto que a Torá está falando sobre os nossos desejos interiores, nós precisamos investigá-los dentro de nós, classificar e diferenciá-los de acordo com seu caráter e corrigi-los gradualmente, de modo que cada um deles seja direcionado à doação de alguma forma.

Todos os desejos devem passar pelo exame do Cohen (sacerdote). O Cohen é o ponto de contato com o Criador. Assim, a pessoa precisa encontrar o Cohen dentro de si mesma, sendo este o ponto mais alto em seu estado, e ver o mundo através disso. Só então ela vai examinar e esclarecer tudo corretamente.

Ver o mundo através do Cohen significa que eu estou olhando para o mundo através da característica de doação, e vejo que todos, exceto eu, estão num estado corrigido. Então, eu constantemente continuo a ver claramente que o mundo inteiro depende de mim e como eu preciso doar a ele, para chegar à correta cooperação mútua com toda a humanidade. Este é o ponto de Cohen. Assim, ele se torna um professor. É dito: “e vós sereis para mim um reino de sacerdotes…” (Êxodo 19: 6), ou seja, professores que estão preocupados com toda a humanidade.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 10/12/14