O Mundo Aos Olhos De Cada Geração

laitman_423_02Pergunta: Como os Cabalistas, que podem atingir a conexão interna, veem um mundo que está quebrado e dividido?

Resposta: É o resultado de nossa incorporação mútua. Eu estou num mundo corrigido, mas, ao mesmo tempo, estou conectado a todas as pessoas no mundo e sinto que ele está corrompido. Essa é a diferença entre a Providência privada e a Providência geral: da minha realização à realização de todos os outros. Esse estado permanece até o fim da correção.

Eu vi o meu professor, que era um grande Cabalista, nos mais altos níveis espirituais em GAR de Atizlut, e ao mesmo tempo ele estava doente e precisava de necessidades básicas, como todos os outros. Ele se comportou como qualquer ser humano comum em sua vida corporal. Se não fosse assim, não seríamos capazes de nos conectar através de nossa percepção do mundo.

Um Cabalista percebe o mundo inteiro como corrigido, mas uma vez que estamos incorporados nele, ele vê coisas que estão corrompidas. De sua perspectiva subjetiva, ele deve ver todos nós no fim da correção, mas ele nos vê e percebe apenas como vemos a nós mesmos. Baal HaSulam inclusive pediu para ser rebaixado ainda mais para que fosse capaz de se conectar com as pessoas.

Nós não conseguimos entender essa divisão na percepção da realidade. É impossível para nós. Esses são dois níveis diferentes. O mundo vai ser visto através das almas individuais quebradas até que cada alma seja incorporada em todas as outras almas. Até então, a perspectiva do mundo através das almas quebradas permanecerá mesmo que eu possa estar perfeitamente corrigido. Eu ainda vou ver o mundo do jeito que minha geração o vê ao ser incorporado nas outras almas. Ao mesmo tempo, eu posso ser incorporado em todas as outras gerações e ver o mundo através de seus olhos.

A correção privada de um Cabalista até o verdadeiro fim da correção geral não o liberta de estar conectado às almas quebradas. Ele também vê o que elas veem e tem duas formas de realidade, tanto no nível de Bina como no nível de Malchut.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 30/03/14, Escritos do Baal HaSulam