O Livre Arbítrio Não Existe

laitman_546_03Nas Notícias (de philosophynews.com): “Nosso cérebro processa uma grande quantidade de informação num dado momento, do qual nós compreendemos apenas uma pequena parte.

“Embora nós constantemente prestemos atenção às mudanças em nossos pensamentos, humor, percepção, compreensão e comportamento, não sabemos nada sobre os mecanismos neurofisiológicos por trás deles.

“Na verdade, nós estamos testemunhando a nossa própria vida. O córtex cerebral, responsável por nossas habilidades motoras, é ativado 300 milionésimos de segundo antes que uma pessoa decida realizar uma determinada ação, e o cérebro decide como devemos agir. Essa decisão afeta nossa consciência e nós acreditamos que somos os que estão realizando nossa própria decisão independente. Portanto, onde está a nossa liberdade?

“O cérebro é um sistema fisiológico e nossos pensamentos e ações são determinadas pelas mudanças que ocorrem nele. A nossa sensação de livre arbítrio decorre da nossa incapacidade de compreender a nós mesmos. Nós não sabemos o que pretendemos fazer, a menos que haja uma intenção em nós. Essa conclusão é paralela ao reconhecimento de que nós não gerimos nossos pensamentos e ações. A fim de realmente ter o livre arbítrio, nós temos que imaginar e controlar totalmente todos os fatores que determinam nossos pensamentos e ações”.

Meu Comentário: Eu acredito que não há como nós podermos compreender e controlar todos os fatores que determinam nossos pensamentos e desejos, porque eles são determinados antes que nós realmente os compreendamos e sintamos.