No Ponto Crucial Da História

Dr. Michael LaitmanPergunta: Por que a sociedade humana se desenvolve da maneira que faz ao longo da história? Não poderíamos ter evitado todas as grandes tragédias na nossa história? E também agora nós estamos num estado que ninguém consegue entender!

Resposta: Tudo era muito claro… até a nossa época. De agora em diante, tudo também é claro, exceto os eventos que vamos realmente determinar no futuro, nós, seres humanos, todos nós, por nosso livre arbítrio, razão pela qual isso não é predeterminado. Até agora não tivemos escolha e, ao longo da história, tudo ocorreu de acordo com leis estritas e rígidas de desenvolvimento nos níveis inanimado, vegetal, animal e humano.

Da Cabalá nós aprendemos que o nosso mundo foi criado como resultado da criação do desejo de receber prazer. Esse único ser criado foi quebrado em muitas partes como resultado da sua evolução, e depois da quebra, as partes caíram no nível do nosso mundo e criaram seus quatro níveis: inanimado, vegetal, animal e falante.

Essas quatro formas do desejo devem se unir a partir do nosso mundo inferior (egoísta) e ascender à sua origem, sua raiz, onde o desejo único foi criado (nasceu).

Esta é a razão de toda a nossa história ser um movimento rumo à unidade que é atingida através de guerras, ações mútuas, arte, comércio – por todas as nossas ações em que nos conectamos e começamos a entender melhor uns aos outros através da adoção dos atributos de cada um e, assim, tornando-nos incorporados uns nos outros.

Essa unidade (que agora é egoísta) ocorreu na última etapa do desenvolvimento da nossa civilização, o capitalismo, ou seja, sob a mediação do capital, o desenvolvimento da indústria e do comércio, que foi a base para o estabelecimento da econômica global, relações políticas e sociais que nos levaram a uma sociedade egoísta global. O desenvolvimento do egoísmo nas pessoas levou ao desenvolvimento do industrialismo, o qual levou toda a humanidade a se unir egoisticamente.

Depois, nós temos que descobrir todo o mal do egoísmo e decidir se seguimos a corrente que nos leva adiante ou para corrigi-lo por nossa unidade adequada.

Esta é a solução e nossa livre escolha. Até agora nossa história foi pré-determinada, mas agora nós temos que tomar uma decisão, não sabemos o que vai acontecer. Para ser mais exato, sabemos o que vai acontecer em cada um dos casos, mas cabe à sociedade determinar em qual deles vamos estar!

Um Comentário

  1. Caros amigos,
    Há muito acompanho os ensinamentos do Dr. Michel Laitmam. São esclarecedores e uma verdadeira jóia para quem quer se colocar presente nos dias de hoje. são lições de vida e propostas, através da Cabalá, mostrando que a evolução é uma realidade. A responsabilidade que nos cabe é imensa, mas o caminho é um só, em direção ao alto, não importando credo ou filosofia, raça,ou seja lá o que for, separando o que já foi uno em sua raiz.
    Obrigada, por tanta luz, clareza e orientação de vida.
    Thereza Martins

Comente