Não Há Lugar Mais Confortável Do Que Em Casa

laitman_766_2Pergunta: Para mim, pessoalmente, não há nada mais importante do que a minha família, filhos e casa. Embora eu não me sinta em nenhum outro lugar tão confortável e aquecido como em casa, ao mesmo tempo, as coisas nem sempre correm bem na família. Qual é o segredo da família? Como a família deve nos apoiar na vida, para nos ajudar a crescer e seguir em frente?

Resposta: Em primeiro lugar, nós temos que compreender que a família é um fenômeno natural e, de alguma forma, também existe em animais. Por mais que a crescente prole precise de família, ela existe na natureza.

O mesmo pode ser dito das pessoas. Tendo nascido indefeso, o ser humano é totalmente dependente do amor dos pais que se preocupam com ele e se colocam aos seus pés num sentido literal e figurativo.

A família insere na pessoa os primeiros hábitos mais básicos que ela segue mais tarde na vida e é incapaz de se livrar deles. Com efeito, eles são transformados num instinto condicionado que existe para sempre. A família estabelece valores que estão permanentemente enraizados numa pessoa. Eles podem ser bons ou maus valores, mas vão ditar o comportamento de uma pessoa, quer ela goste ou não.

Inconscientemente, a pessoa vai procurar criar a mesma forma de família que ela tinha quando criança. Casando-se e tendo filhos, ela ainda vai se lembrar constantemente como era a família de seus pais e vai imitá-la, tentando tornar sua família semelhante.

É muito difícil se separar da influência da casa dos pais, não importa que relações existiam lá. A pessoa simplesmente tem que voltar para a mesma forma de família. Mesmo que ela não estivesse confortável na casa de seus pais, sofresse e não quisesse que sua família fosse semelhante, ainda assim, inconscientemente, ela chega a mesma coisa. É muito importante entender.

De KabTV “Uma Nova Vida” 15/02/15