Mais Uma Vez Sobre A Alma…

Laitman_109Pergunta: O que é a alma?

Resposta: Toda a matéria da criação — tudo ao nosso redor, inclusive nós, tudo o que vemos: a natureza inanimada, vegetal e animal e a humanidade, tudo o que preenche essa realidade — é meramente um desejo de receber, um desejo de receber prazer. Nós somos feitos de matéria que quer receber, desfrutar. O nível mais baixo que deseja receber é a matéria da natureza inanimada. O nível inanimado da natureza nem mesmo quer se mover. O nível vegetal já quer receber e desfrutar mais: cresce a partir do solo, floresce, vive por um determinado período e morre. Os animais têm um desejo maior de receber e apreciar. Eles precisam se deslocar para obter alimentos e isso só expressa seu desejo interno de receber e apreciar. Mas os seres humanos têm o maior desejo de receber e apreciar. Eles se desenvolvem de uma geração para a outra querendo desfrutar mais, inventar diferentes fontes de prazer.

A criação inanimada, as plantas e os animais não mudam o mundo, mas vivem na natureza assim como nasceram. O homem, no entanto, está acima deles, e muda a si mesmo, muda seu ambiente e constrói diferentes sistemas que são todos destinados a preencher o seu ego, seu desejo de receber prazer. Mas se olharmos para os diferentes grupos de pessoas ou para as diferentes nações, vemos que eles não têm um desejo igual de receber e apreciar. Alguns são mais passivos, enquanto outros são mais ativos; alguns têm um ego mais desenvolvido e outros têm um ego menos desenvolvido.

De acordo com a sabedoria da Cabalá, se nós pudermos mudar o nosso desejo de receber que apenas deseja se servir para receber o prazer no desejo de trazer prazer aos outros, se mudarmos o uso do nosso desejo e preenchermos os outros em vez de nos preencher, nós seremos semelhantes à força superior, o Criador; afinal, Ele preenche todos e deleita a todos. Ele vai nos preencher na medida em que nos assemelharmos a Ele e O sentirmos dentro de nós no mesmo desejo que queremos preencher os outros. O desejo que corrigimos e transformamos num desejo de dar prazer aos outros que é preenchido com o sentimento do Criador é chamado de alma. Portanto, é dito que a alma é uma parte divina de Cima, já que ela se assemelha ao Criador.

Pergunta: Isso significa que a alma é algo que temos que construir?

Resposta: Claro! Nenhum de nós tem uma alma. Se eu começar a trabalhar com todo meu egoísmo, com o desejo de receber na direção do “ama teu amigo como a ti mesmo”, ansiando pelo menos um pouco em usar o meu desejo para receber a fim de servir aos outros, em benefício dos outros, a fim de preencher os outros, esse desejo é chamado uma alma.

Do Programa da Rádio Israelense 103FM, 10/05/15

Comente