Desordem Na Natureza Ou Em Mim?

Laitman_728_01Baal HaSulam, “Introdução ao Livro Panim Meirot U Masbirot“, Item 11: …No outro extremo, quando consideramos a ordem de existência e sustentação nos modos de existência de toda a realidade, grandes e pequenos, encontramos ordens confusas, como se um exército estivesse fugindo da campanha doente, espancado e humilhado pelo Criador. Toda a sua vida é como a morte, não tendo sustento a não ser atormentando primeiro, arriscando suas vidas pelo seu pão.

Pergunta: Qual é o significado de “doente, espancado e humilhado pelo Criador”?

Resposta: Por um lado, vemos que a natureza preparou e organizou tudo para nós, todas as leis que regem a vida dos seres criados. Mas, por outro lado, todos se devoram e se beneficiam dos problemas dos outros. Cada animal só pensa em como devorar o outro para se satisfazer, pois toda a sua vida, ele gasta o seu tempo à procura de comida.

A pessoa se preocupa com comida ainda mais do que os outros animais. O homem pré-histórico vivia como os animais e comia tudo o que podia encontrar. Ele não tinha como manter os alimentos e preservá-los e, portanto, tinha que procurar comida e recolher raízes e frutas. Essa era a sua preocupação diária. Ele não tinha tempo livre para fazer qualquer outra coisa, exceto isso. O homem vivia como um animal e estava constantemente ocupado à procura de comida.

Depois o homem aprendeu a domesticar animais, e começou a cultivar animais domésticos, como vacas, cães, galinhas, etc. Ele desenvolveu a agricultura e não precisava mais caçar para se alimentar uma vez que tinha uma fazenda com animais vivendo ao seu lado. Não havia nenhuma necessidade de procurar plantas para comer já que podia colher suas colheitas em seu campo. As pessoas deixaram de vagar de um lugar para outro e começaram a se estabelecer em suas terras.

Mas isso não facilitou suas vidas. Parecia que eles poderiam viver em paz, mas guerras e disputas pelo território estouraram e as pessoas começaram a escravizar outras pessoas. A vida se tornou pior do que a vida de um cão. Por um lado, tudo parecia estar pronto por parte da natureza, mas o manejo do inanimado, vegetal, animal, e especialmente do o homem parecia ser muito confuso.

Por que não há paz entre todas as partes da natureza, e por que não pode a profecia: “E um lobo viverá com o cordeiro, e… uma criança pequena os guiará” ser cumprida? Em vez disso, todos devoram todos os outros. Nós não entendemos por que a natureza é assim. Nós nos acostumamos a esse tipo de vida, mas é errado. Porque a vida é assim? Este é o lugar onde as pessoas começam a duvidar da Divindade. Todo mundo pensa que pode gerenciar o mundo melhor do que o Criador, porque vê a grande desordem na natureza.

No entanto, nós devemos mudar a nós mesmos e então veremos que a natureza e a atitude do Criador para conosco está correta. Nós só devemos nos conectar com a força superior, e ela irá nos corrigir e nos tornar iguais a ela, o que significa que vai nos tornar seres humanos.

No momento em que mudarmos, vamos perceber um mundo diferente. Esse será um mundo que é totalmente bom. De repente, o lobo habitará com o cordeiro e o lamberá como seu próprio filhote. A criança pequena virá para brincar com eles. Todo mundo vai ajudar um ao outro. Então, eu verei que a vida sempre foi assim, e só eu via que tudo era o oposto, porque a minha percepção da realidade estava corrompida. Eu olhava para o mundo com óculos que estavam totalmente quebrados e, portanto, pensava que o mundo também estava quebrado. Agora, eu recebi novas lentes e vejo que o mundo é maravilhoso, redondo, bonito e puro. Ele parecia totalmente destruído antes por causa da minha percepção da realidade.

Portanto, nosso objetivo é corrigir a nós mesmos, de tal forma que vamos ver toda a providência superior como boa e benevolente, a única força que opera na realidade, o atributo de amor e doação.

Da Preparação para a Lição Diária de Cabalá 23/03/14