As Pessoas Da Tela

Dr. Michael LaitmanOpinião (Radah Granovskaya, PhD, Professor do Centro Russo de Emergência e Medicina Radioativa): “Hoje, os jovens percebem mais rapidamente maiores quantidades de material novo. Eles não leem livros e a velocidade com que as mudanças ocorrem em torno deles é 50 vezes maior hoje e com diferentes formas de processamento da informação.

“As crianças veem o mundo de forma diferente. Sua percepção não é consecutiva ou sequencial e não sob a forma de texto. Elas veem uma imagem inteira, percebem a informação de acordo com o princípio de um ‘clipe’ e só precisam do quadro geral.

“A psicologia do clipe também trabalha na escola e os livros didáticos não são mais livros realmente. Os estudantes leem apenas uma pequena parte de um texto e uma semana depois outra parte. Assim, eles leem diversas pequenas partes de diferentes livros didáticos. Isso significa que a escola realmente lhes oferece clipes.

“Há, é claro, crianças que ainda pensam de forma consecutiva, sequencial e que precisam de várias formas de informação. É não é por acaso que as pessoas que ainda pertencem a essse pensamento da velha escola são chamadas de pessoas do livro, enquanto as pessoas que pertencem à nova forma de pensamento são chamadas de pessoas da tela.

“Cinquenta anos atrás, uma máquina era feita de 500 partes e se exigia um verdadeiro especialista para encontrar as peças específicas e necessárias para repará-la. Hoje as coisas são feitas em grupos de componentes e um componente inteiro é substituído quando necessário. Portanto, não há necessidade das antigas habilidades de antigamente. É por isso que o nível de nossas habilidades e conhecimentos caiu. Pessoas com uma orientação de clipe não conseguem analisar e esclarecer coisas de uma maneira profunda, lógica e não podem resolver problemas graves.

“Muito poucos profissionais ricos educam seus filhos em música clássica, vários esportes, deixando assim o computador fora. Isso significa que eles os criam de acordo com os princípios antigos que moldam seu pensamento num pensamento consecutivo, sequencial e não num pensamento de clipe. Na verdade, é uma comunicação direta e ao vivo que fornece algo que é insubstituível.

“Meu conselho para os professores universitários é o de não recomendar livros para seus alunos, mas sim atribuir apenas um capítulo de um livro e, melhor ainda, certo parágrafo. Os vendedores em livrarias têm notado que as pessoas raramente compram livros grossos que têm mais de 300 páginas e que nem sequer os examinam. Elas preferem se envolver em outras formas de entretenimento que não a leitura.

“O pensamento de clipe é o resultado inevitável da sociedade moderna e da direção na qual a civilização está se desenvolvendo, mas aqueles que seguem o caminho do pensamento de clipe nunca vão se tornar a elite. É assim que ocorre a estratificação social. Portanto, aqueles que permitem que seus filhos se sentem na frente da tela do computador por horas não os preparam para um futuro promissor”.

Meu Comentário: Em geral, o nosso futuro está em penetrar a natureza do sistema operacional, sobre o qual a sabedoria da Cabalá nos fala. O sistema educativo está mais próximo da abordagem tradicional, levando a pessoa mais fundo no mundo do escrutínio interno, acima de sua natureza, mantendo-a longe do pensamento em clipe. Um Cabalista tem que adquirir essa forma de pensamento, de modo que vai ser capaz de resumir esse sistema de uma maneira curta e concisa. É desta forma que o público vai ouvir como implementar a sabedoria da Cabalá, a fim de descobrir o sistema em seu nível.