As Doze Tribos De Israel

laitman_749_02A Torá, “Números” 1:1 – 1:3: “O Senhor falou a Moisés no deserto do Sinai, na tenda da congregação, no primeiro dia do segundo mês, no segundo ano da sua saída da terra do Egito, dizendo: ‘Tomai a soma de toda a congregação dos filhos de Israel, segundo as suas famílias, segundo a casa de seus pais, conforme o número dos nomes de todo o homem, cabeça por cabeça. Da idade de vinte anos para cima, todos os que em Israel podem sair à guerra, a estes contareis segundo os seus exércitos, tu e Aarão’”.

“O Senhor falou a Moisés no deserto do Sinai”, significa que estamos começando a olhar para tudo o que acontece através do estado de Moisés em nós.

Pergunta: Qual é o significado de: “Tomai a soma de toda a congregação dos filhos de Israel, segundo as suas famílias, segundo a casa de seus pais”?

Resposta: Refere-se à realização completa da estrutura da alma no nível atual. Em geral, nós estamos reconstruindo a alma geral que foi revelada ao homem que e depois foi quebrada. Sua reconstrução tem que ser realizada de acordo com certas fases. Cada unidade deve ter um papel concreto e conexões precisas com os outros.

Como nós fazemos isso? A alma geral é feita de cinco partes: Keter, e outras quatro partes que marcamos com as letras “Yod-Hey-Vav-Hey“. A parte zero (Keter) não pode ser dividida. É como um ponto de onde tudo decorre. Cada uma das seguintes partes é dividida em três linhas: direita, esquerda e média. As três linhas são multiplicadas por quatro, criando assim as doze tribos.

É assim com é feito o cálculo de cada tribo: Todos nós alcançamos o estado de peregrinação no deserto? Isso significa que temos feito tudo em nosso poder, que reunimos tudo acima do atributo de doação absoluta, e, portanto, não temos nada. Cada um de nós é ninguém e nada; nós estamos no deserto. Na verdade, é no topo dessa assembleia que podemos examinar o edifício da alma geral, o que significa a intensidade de cada parte das doze. Isso é chamado de “tomai a soma de toda a congregação” (o cálculo) e isso decorre dos doze filhos de Jacó.

Nós examinamos a estrutura geral de toda a alma e, especialmente, a assembleia geral de pessoas (que, na verdade, não são pessoas, mas seu anseio pelo Criador), e em que medida cada uma delas anula seu eu, em que medida cada uma está conectada às outras e como todas juntas criam um sistema único e unificado.

Mas qual é a intensidade desse sistema? Até que ponto as partes de Hochma, Bina, Hesed, Gevura, Tifferet, Netzach, Hod, Yesod, e Malchut estão conectadas corretamente e agem em harmonia mútua? É assim que examinamos o estado da alma geral.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 17/12/14