A Luz Do Centro Do Grupo

laitman_528_04Pergunta: Eu não entendo como posso me conectar com os outros se não entendo o que é isso. Não consigo encontrar nenhum meio para isso dentro de mim.

Resposta: Você não tem nenhum meio, mas tem um professor que lhe diz no que deve prestar atenção, e cabe a você realizar isto, porque o professor sabe que agora é o momento.

Se não fosse pelo professor, você nunca chegaria a isto. Assim, existem dois níveis, e sempre deve haver um nível mais elevado que o direciona para cima. A partir de seu nível, você não pode saber onde o está o “norte”.

É hora de falarmos mais sobre conexão, e dia a dia isso é descoberto com mais clareza. Nenhum tipo de pensamento sobre a correção pode aparecer em sua mente, a menos que você seja uma alma especial, como o Ari ou Moisés, com um papel especial.

Pergunta: Então, o que depende de mim?

Resposta: Como você se esforça em matéria de conexão depende de você. Você não entende o que é isso, mas não precisa entender. Você precisa realiza-la, e o coração será atraído após a ação.

Pergunta: Mas eu tenho realizado todos os tipos de ações e pensei que elas estavam dirigidas para a conexão.

Resposta: Você não pensou que estava realizando-as em prol da conexão com o grupo, para descobrir o Criador dentro dessa conexão e para dar-Lhe satisfação. Você precisa pensar mais sobre isso agora.

Nós devemos entender que o mundo espiritual é revelado na conexão mútua entre nós chamada Arvut (Garantia Mútua). Essa conexão deve passar por todos os estágios: “doar a fim de doar”, de modo que ao menos aquilo que você odeia você não faz ao seu amigo, e depois “receber a fim de doar”, ou seja, amar o próximo como a si mesmo, até o fim da correção.

Todos os mandamentos fortalecem a conexão entre nós, e a Torá é a Luz que Corrige que ilumina os nossos esforços e implementa essa conexão. Cabe a nós apenas pedir que a Ohr Makif (Luz Circundante) nos influencie e corrija.

Mas primeiro temos que fazer esforços conjuntos para sentir o que pedir, a fim de descobrir a deficiência e um pedido pela Luz que corrija as características que nos impedem de conectar. Na medida em que ansiamos pela conexão, jogamos e falamos sobre isso na frente de todos, e fazemos esforços, então a Ohr Makif começará a nos influenciar.

Isso não depende do mérito das nossas intenções. Mesmo que as nossas intenções sejam as mais egoísta, como as do Faraó, a Luz nos iluminará de longe. De acordo com a natureza da Luz, ela ilumina através do centro do grupo. Se você não fizer um esforço para se conectar com outras pessoas, não receberá a Ohr Makif.

Afinal, a Ohr Makif é a Ohr Pnimi (Luz interna) que deve ser descoberta; ela é o Criador. A diferença entre elas está apenas no grau de revelação. A Luz do Infinito é ocultada atrás de cada nível até que esteja totalmente oculta. Nós estamos em um estado onde ela está totalmente oculta de nós. Mas, na verdade, nós estamos no mundo do Infinito; isso está oculto de nossos sentidos.

Da Preparação para a Lição Diária de Cabalá 27/03/14