A Força Do Egoísmo E A Força Do Bem

laitman_933Pergunta: Essa vida de sobrevivência, onde um come o outro, aparentemente nos agrada. É possível corrigir essa situação? Afinal de contas ela só continua a se agravar o tempo todo.

Resposta: A situação está realmente piorando porque estamos avançando. Toda a humanidade está se desenvolvendo dentro do seu ego que queima cada vez mais no momento seguinte. Nós estamos presos ao redor da Terra, completamente ligados um ao outro, mas, por outro lado, estamos divididos pelo nosso grande egoísmo.

Nós vemos quão distantes estamos uns dos outros. As pessoas já não são capazes de conviver e viver na mesma casa. As crianças fogem de casa e casais se divorciam. Não somos mais capazes de falar diretamente uns com os outros, apenas através do telefone celular ou e-mails. É bom que ainda tenhamos esses meios de comunicação; caso contrário, não nos comunicaríamos uns com os outros.

A Cabalá explica como depende de nós corrigir a nossa natureza se quisermos continuar a nossa existência. Caso contrário, vamos nos tornar completamente separados. A correção só é possível através da força da Luz que Corrige, a força positiva da natureza. O problema é que vivemos no mundo e descobrimos apenas a força negativa do egoísmo. Essa força egoísta age em todos os lugares.

Mesmo que eu faça algo de bom para os outros, é apenas com a condição de que eu também receba algum tipo de benefício para mim mesmo. Caso contrário, não posso fazer qualquer boa ação, altruísta. Isso significa que em todos os casos a minha intenção é lucrar às custas dos outros.

Nós somos capazes de fazer quaisquer ações realmente boas sem interesse pessoal. Tal força do bem sem interesse pessoal existe na natureza, mas está oculta de nós. Nós precisamos despertá-la, e, assim, podemos equilibrar essas duas forças: a força do egoísmo e a força do bem. O Livro do Zohar e toda a Torá só falam sobre isso: como depende de nós equilibrar a nossa natureza e alcançar a harmonia. Assim, entre nós, nós revelamos o poder superior da natureza chamado o Criador.

Do Programa da Rádio Israelense 103FM, 05/03/15