Quatro Anjos

laitman_281_02Baal HaSulam, do artigo, “Introdução ao Livro Panim Meirot uMasbirot“. Item 14: Agora nós encontramos a abertura para o estudo acima em relação aos quatro grupo, Misericórdia, Justiça, Verdade e Paz, que negociaram com o Criador sobre a criação do homem. Estes anjos são servos da alma do homem; assim, Ele negociou com eles, visto que todo ato de criação foi criado de acordo com eles, assim como cada alma consiste de dez Sefirot em Ohr Pnimi e Ohr Makif.

•Misericórdia é a Luz Interna (Ohr Pnimi) das nove primeiras Sefirot da alma.

•Justiça é Ohr Pnimi de Malchut da alma.

•Verdade é a Luz Circundante (Ohr Makif) da alma.

E a Paz é a integração entre as três características anteriores que são impossíveis de alcançar. A Paz afirma que a pessoa “é toda a luta.” Em outras palavras, a oposição entre Ohr Pnimi (Luz Interna) e Ohr Makif (Luz Circundante) é tão grande que é impossível superá-la.

Os quatro anjos são quatro partes do Kli que desejam receber a fim de doar e assemelhar-se ao Criador desta forma. Ohr Pnimi e Ohr Makif agem dentro das primeiras nove Sefirot e dentro de Malchut do interno e externo.

Com a conclusão da correção, todos esses anjos se tornarão totalmente satisfeitos, e até então, todos não vão ficar satisfeitos. Isso ocorre porque os Kelim não são preenchidos com suas Luzes planejadas. Ohr Pnimi e Ohr Makif se opõem uma à outra e batem uma na outra.

O anjo da paz destina-se a montar toda a estrutura com a ajuda de todos os componentes, mas ele não pode entender como fazer isso. Não há nenhuma maneira de resolver este problema. Esta é a nossa situação. Todos os estados descritos nos livros dos Cabalistas são sobre as relações entre Zeir Anpin e Malchut, a subida de Malchut e sua descida, os sete períodos de Nukva, os estados de Kadnut (Pequenez), Gadlut (Idade Adulta) e assim por diante; todos estes são estados do anseio da pessoa por conexão com os outros.

Nós passamos por estados como estes, e o livro diz que o que devemos fazer com nossas características internas para nos conectar com os outros com sua ajuda. Com a conexão, nós alcançamos dez Sefirot completas e conquistamos a divindade.

Os anjos são as forças que atuam dentro de nós. Existem forças através das quais eu posso me conectar um pouco, e elas são chamadas de misericórdia e justiça. Há uma força com a qual eu não posso conectar entre elas, e seu nome é verdade. Eu não estou preparado para alcançar a verdade, porque estou vivendo uma mentira absoluta. É impossível que toda Ohr Makif entre em mim.

Mesmo com o anjo da Paz, eu não sei o que fazer. Que tipo de paz pode haver em mim se não há conclusão e plenitude dentro de mim? Estes estados são descobertos nas minhas relações com o grupo ou com toda a humanidade. Através do grau da descoberta do relacionamento certo, eu esclareço que o grupo é apenas o embrulho no qual eu descubro o poder superior, o poder de doação, o Criador.

Todo o Estudo das Dez Sefirot fala sobre o que está acontecendo dentro de nós, dentro de nossos desejos e nos relacionamentos com os outros, mas em termos de uma psicologia superior. Não sentimos o que está acontecendo dentro de nós, e os Cabalistas querem explicar isso para nos ajudar a revelar nossas características e forças internas e começar a trabalhar com elas.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 25/03/14, Escritos do Baal HaSulam

Comente