Por Que As Nossas Vidas São Tão Difíceis?

laitman_222Pergunta: Na minha vida pessoal, eu tenho experimentado situações que não são muito simples no trabalho, na família, na educação dos filhos, bem como economicamente.

Você fala sobre coisas muito elevadas, sobre o sistema superior. Tudo isso parece muito remoto para mim. Não estou entendendo. Existe um Criador? Existe alguém que gere a nossa realidade? O que Ele quer de mim? Por que a minha vida deve ser tão difícil?

Resposta: Como a sabedoria da Cabalá explica, tudo o que acontece conosco é projetado para nos empurrar à descoberta da força superior.

Nós alcançamos isso com perguntas muito diretas. Qual é o sentido da minha vida? Quem faz tanto mal a nós? Por que Ele nos obriga a sofrer assim? Se essa força é boa, aparentemente não precisávamos sofrer assim, pelo contrário, e se essa é uma força do mal, como algo assim é possível? Afinal de contas, a Torá nos diz que o Criador é bom. Portanto, o que está acontecendo conosco?

Mas o que quer que possa ser, como nós somos egoístas, não podemos abordar a descoberta da realidade superior a partir de um sentimento bom. Se as coisas são boas para mim, eu não vou começar a procurar algo. Se eu estou satisfeito, eu relaxo, e, por outro lado, se estou com fome, estou constantemente procurando algo para comer. É a mesma coisa aqui.

Portanto, nossas vidas estão cheias de incessante sofrimento que todos nós experimentamos. Ao tentar fugir dele, no final, como resultado de nosso desenvolvimento, nível após nível, somos levados a um entendimento de que não temos escolha, e temos que agarrar essa força maior, descobrir o mundo superior, o sistema superior.

Nós começamos a sentir que há algo direcionado a um objetivo e que, apesar de nossas vidas parecerem desordenadas, tanto quanto parece, há legalidade em nosso sofrimento constante.

Em nosso mundo contemporâneo, nós vemos como as pessoas sofrem, tomam antidepressivos, usam drogas e assim por diante. Essa é a situação a partir da qual chegamos à descoberta.

Portanto, meu conselho a você é não fazer essa pergunta. Em vez disso, tente resolvê-la. A sabedoria da Cabalá, que foi descoberta especificamente em nosso tempo, possibilita que descubramos a causa de todo o mal em nossas vidas e a transformemos para melhor.

Do Programa da Rádio Israelense 103FM, 15/02/15

Um Comentário

  1. Por Amor

Comente