Perguntas Sobre Pesach

laitman_281_02Pergunta: O que é o Egito?

Resposta: Egito (Mitzyarim: Mitz – ra) é a concentração do mal em que nos encontramos e o ódio mútuo que sentimos.

Pergunta: Qual é o significado da nação de Israel descer ao Egito?

Resposta: Os judeus que foram para o Egito ainda não são uma nação. Eles se tornam uma nação somente quando se reúnem na base do Monte Sinai e aceitam a condição de subir acima do ego.

Pergunta: O que é Moisés?

Resposta: Moisés é a força que tira a pessoa de seu ego e orienta-a à meta criação, ao Criador, à ação correta. De acordo com a sabedoria da Cabalá, isso é chamado de “ponto no coração”.

Pergunta: Qual é o significado da frase, “O Criador leva Moisés ao Faraó”?

Resposta: Há um conflito interno numa pessoa e a rejeição do ego, Moisés versus o Faraó.

Pergunta: Quais são as dez pragas do Egito?

Resposta: As dez pragas são uma condição prévia essencial quando eu compreendo que o meu ego já não pode ser o meu refúgio, eu tenho que me separar dele, subir acima dele. Isso me dá tanta dor e sofrimento que não posso suportar isso por mais tempo e devo romper com o meu ego.

Pergunta: Por que a fuga do ego ocorre à noite, na escuridão total?

Resposta: O fato é que a separação desse ego deve ser absoluta; mesmo que eu não veja nada diante de mim, eu ainda fujo dele. Embora eu possa ficar nele e desfrutar a minha vida corporal de uma forma egoísta, eu prefiro sair dele na escuridão.

Pergunta: Qual é o significado de cruzar o “Mar Vermelho”?

Resposta: A pessoa entende que deve desistir totalmente de sua percepção egoísta anterior, e quer conhecer o mundo de outra forma.

Pergunta: O que significa que a água do “Mar Vermelho se dividiu e se afastou em dois”?

Resposta: Isso não é um fenômeno natural, é claro. Não existe na natureza, não importa o quanto tentemos explicar fenômenos naturais que não entendemos.

“A água se dividiu e partiu em duas” significa que a pessoa está autorizada a entrar no atributo de Bina (doação). Ela passa por Malchut até Bina e recebe uma sensação de euforia. Isto significa que a água má agora se torna a água que nos ajuda a avançar em direção à meta.

De KabTV “Uma Conversa Sobre Pessach” 18/03/15