O Desejo Superior, “Moisés”

laitman_740_03Quando, de todas as pessoas, o Criador chamou apenas Moisés e ninguém mais, isso significava: “Moisés, eu sei que você está chateado que lhe foi negada a oportunidade, como todos os outros, de contribuir com a construção do Tabernáculo da Aliança.

“Mas você deve saber que você tem uma outra tarefa, mais importante do que a deles. O trabalho deles está terminado; o seu trabalho está apenas começando agora. Exorto-lhe no Tabernáculo para lhe dar as instruções sobre os sacrifícios que você explica, e depois passá-las às pessoas. Seu ensino da Torá ao povo vale mais para mim do que as suas oferendas de ouro e prata”. [“O Grande Comentário”]

Isso se refere ao trabalho num nível mais elevado de realização. Suponha que uma pessoa construa sua casa e depois da construção do edifício, há o trabalho de acabamento e mobília da casa. A construção do edifício é uma tarefa fácil, que é geralmente realizada por trabalhadores da construção civil. E dentro da casa, uma ordem superior de trabalho é feita.

O mesmo ocorre com o trabalho espiritual; tudo depende do nível do desejo de receber: 0, 1, 2, 3 e 4. O trabalho de “Moisés” é o trabalho mais elevado do último nível que nós dividimos em muitos subníveis diferentes: Cohen, Levitas, etc.; tudo o que a pessoa faz com a ajuda de seu desejo superior é chamado de “Moisés”. Os desejos num nível inferior, constroem o tabernáculo. Num nível ainda mais inferior, os que se encontram ao redor do tabernáculo estão fazendo um trabalho em torno dele, e assim por diante. Assim, cada nível espiritual é completamente diferente em relação aos outros níveis.

Quando uma pessoa realiza ações espirituais em vários níveis, cada vez ela tem um novo entendimento. Por exemplo, o mundo de Assia (o nível mais baixo) é o nível da ação. O próximo mundo é o mundo de Yetzira, que é criar. O mundo de Beria se encontra num nível da criação em que a pessoa se torna parceira da força superior. Atzilut é o mundo das intenções. A pessoa que está envolvida em seu trabalho geral sobe gradualmente até a escada dos mundos e passa por todos os quatro níveis de trabalho, e seu nível mais elevado é o nível de “Moisés”.

Pergunta: Será que faz sentido que agora, quando o tabernáculo está pronto, é necessário começar a purificá-lo? Em outras palavras, quando Moisés purifica o tabernáculo, ele traz sacrifícios?

Resposta: Não, depois que tudo estiver pronto, o trabalho com o Kli preparado começa.

Isso ocorre porque o tabernáculo, o pátio, e tudo o que se encontra no tabernáculo, incluindo as decorações, não são partes físicas, mas partes da alma da pessoa. Eles já foram corrigidos e são compatíveis uns com os outros; os sentimentos e a intenção da pessoa estão num relacionamento especial e todos os seus desejos e pensamentos são direcionados para doar aos outros e através dos outros ao Criador, como se diz, “Do amor das pessoas ao amor do Criador”. Caso contrário, o amor aos outros (ao próximo) não vai trazer qualquer benefício e não atingiremos a meta, porque o outro é o Criador. De qualquer forma, nós devemos manter essa disposição o tempo todo, do amor aos outros (ao próximo) ao amor do Criador.

Portanto, nós temos que conectar toda a equação de modo que ela possa ser descoberta dentro da pessoa, ou seja, todas as emoções, os pensamentos, as relações com o ambiente, o grupo, as pessoas, num grupo pequeno ou grande de pessoas. Esta é a alma da pessoa.

Em nosso mundo, esta fórmula é realizada entre as pessoas. Mas quando uma pessoa começa a trabalhar com ela, começa a sentir não as pessoas, mas seus pensamentos e desejos interiores. E se ela se conecta com elas, apesar do seu ego, sente que tem uma resistência, chamada “inclinação ao mal”. Se ela a corrige, começa a sentir o Criador dentro dela. Assim, é dito que o morador se encontra dentro do tabernáculo.

Pergunta: O que significa que o Criador se volta a Moisés com relação ao trabalho mais importante, que é explicar as leis de sacrifício ao povo?

Resposta: Moisés é essa parte da nossa alma que está em contato com o Criador. Através dela nós recebemos todos os comandos, descobertas e esclarecimentos, tudo o que é necessário para nós nos assemelharmos ao Criador e ascendermos ao nível de doação e amor, ao nível de “Adão”, o nível da “Árvore do Conhecimento”.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 13/11/13