Nós Queremos Sair Do Egito?

Laitman_079_02Pergunta: Por que nós queremos sair do Egito, em primeiro lugar? O que há de tão ruim lá?

Resposta: Nós somos feitos de duas partes: o nível animal e o nível humano. Por isso se diz: “o Senhor salvará o homem e os animais”. Tudo depende da medida em que você se identifica com o animal ou com o homem.

O homem em mim anseia em abrir os olhos para o mundo espiritual, em entender por que vive, em ver o caminho a seguir e compreender toda a realidade. O animal é atraído para a poltrona e a TV, a fim de se sentir bem e confortável. Ele se vira de um lado para outro e não quer nada.

Isso significa que eu tenho uma escolha: ou este mundo ou a espiritualidade. Nós oscilamos entre esses dois estados, e assim será até o fim da correção. Nós receberemos cada vez maiores tentações para desfrutar egoisticamente e um maior endurecimento do coração. Nós podemos receber um endurecimento do coração mesmo em nosso estado atual, de modo que não seremos capazes de nos mover nem um milímetro.

Se você se sente bem neste estado, então não há nada para falar. Se você não sente a necessidade de avançar espiritualmente, você precisa se desenvolver neste mundo, a fim de descobrir a sua inutilidade.

Pergunta: Será que se desenvolver significa receber golpes?

Resposta: Há uma fase no desenvolvimento de uma pessoa em que ela recebe golpes, mas ainda não é capaz de entender o porquê e de onde eles vêm. Ela ainda não se desenvolveu o suficiente. Ela tem que receber um determinado número de golpes para tentar escapar deles em diferentes direções, até começar a entender por que isso acontece.

Antes, ela só queria se esconder dos golpes e agora já tem uma pergunta e quer saber por que recebe golpes. Esclarecer a razão já é um nível superior. Ela não quer simplesmente apagar o que é ruim no nível atual, mas deseja saber de onde vem e por quê. Ela já cresceu.

Depois, ela sobe para o próximo nível e descobre por que os golpes chegam. Ela começa a explorar a sua origem, porque a nossa vida é do jeito que é e quais são as leis de acordo com as quais é construído o sistema que a pune. Ela quer saber tudo isso.

Então, ela sobe ainda mais alto e quer saber não só como funciona o sistema superior, mas também o objetivo para o qual ele opera, ou seja, se existe algum plano. Afinal de contas, ela vê que o sistema opera de forma sistemática.

Nós constantemente avançamos por golpes, mas eu não presto atenção no golpe em si, mas por que eu o recebo e à sua fonte. No final, eu subo acima dos golpes e quero descobrir a razão para eles. Os golpes me forçam a valorizar a sua razão e eu começo a me separar dos meus sentimentos e deixo o animal sofrer. É bom que ele sofra, pois não há outra maneira de eu avançar. Eu quero identificar e me conectar com as razões para os golpes, ou seja, com a causa das razões.

É por isso que eu aceito meu avanço de bom grado. Mas eu não vou avançar a menos que receba golpes qualitativos suficientes em todos os níveis de acordo com as minhas perguntas, de acordo com o meu apreço pelo golpe. Se eu recebo um golpe, mas ele não é importante para mim e o que importa é de quem eu recebi e por que razão, esta é uma situação totalmente diferente. O Criador me trouxe até aqui para que eu possa descobrir que Ele é o único que me dá esses golpes.

Da 3a parte da Lição Diária de Cabalá 31/03/14, Escritos do Baal HaSulam