Montando O “Quebra-Cabeça” Da Criação

Dr. Michael LaitmanPergunta: Até onde eu entendo, uma pessoa deve descobrir algo eterno, a força superior, durante sua vida. Como se considera isso?

Resposta: Considera-se que a pessoa descobre uma rede que conecta todos nós juntos, o que significa os seres humanos e as coisas abaixo deles, os níveis inanimado, vegetal e animal da natureza, toda a realidade que é conhecida e desconhecida para nós, o sistemas e setores de toda a criação, a totalidade da natureza. Ela descobre como essa realidade existe de acordo com a lei única de equivalência de forma, reciprocidade, unidade, Arvut (garantia mútua) como um único sistema global. E a lei que opera dentro desse sistema chama-se Criador.

Essa é realmente uma descoberta científica e não há fé aqui, como há entre as religiões, ou curvar-se diante de uma força superior que nos domina, e isso é tudo. Pelo contrário, nós devemos reconhecer e alcançá-la.

Essa força superior que nos criou quer ser encontrada científica e conscientemente, para que possamos nos tornar seus parceiros na criação. O Criador deixa um trabalho para nós dentro desse imenso e poderoso sistema que nós descobrimos de modo que possamos conclui-lo por meio de nossos esforços.

Isto é semelhante à forma como damos um quebra-cabeça a uma criança. Nós montamos a imagem junto com ela, o que lhe possibilita adicionar essas ou outras peças à imagem. Assim, uma imagem completa emerge para nós.

O mesmo ocorre com o Criador; a força global da natureza nos deixa esse “quebra-cabeça” com poucos espaços vazios. À medida que os completamos, começamos a compreender a profundidade de toda a criação, a sua essência e eternidade. Essa é a coisa mais básica; nós nos elevamos acima da existência temporal e de nossa miséria até o nível da vida perfeita e infinita.

É exatamente o que a sabedoria da Cabalá nos ensina, como se tornar consciente e alcançar a força superior e se tornar parceiros com Ele.

Do Programa na Radio Israelense 103FM, 18/01/15