Mais Precioso Do Que Todo O Universo

Laitman_707A Torá, “Êxodo” 39:33: Então trouxeram o tabernáculo a Moisés; a tenda e todos os seus utensílios, os ganchos, as molduras, os travessões, as colunas e as bases.

Moisés é o ponto no coração, que gere a construção do Tabernáculo (correção dos desejos). Tudo foi criado em torno desse ponto no coração e foi trazido alegoricamente com as palavras: “E trouxeram o tabernáculo a Moisés”.

O “ponto no coração” que é implantado em nós tem sua raiz no Criador. Graças a isso, nós começamos a adaptar todas as nossas características egoístas a ele, que são chamadas de “ouro”, “prata”, “joia”, e assim por diante, para criar o vaso de doação em torno dele.

O estabelecimento do Tabernáculo (Mishkan) para o Criador era mais precioso do que a criação do universo. O universo foi criado simplesmente com uma palavra da boca do Criador, enquanto que o Tabernáculo foi criado como resultado do esforço dos grandes Tzadikkim (justos), Moisés, Bezalel… e todos os filhos de Israel. E por que o Tabernáculo é comparável ao céu e a terra?

Mas no que o céu e a terra testemunham sobre Israel, como está escrito: “Os céus e a terra tomam hoje por testemunhas contra vós…” (Deuteronômio 30:19), enquanto que o Tabernáculo testemunha sobre Israel, como é dito: “Esta é a enumeração das coisas usadas no tabernáculo, mesmo no tabernáculo do testemunho…” (Êxodo 38:21). Por isso, é dito: “Senhor, eu tenho amado a habitação da Tua da casa e o lugar onde permanece a Tua glória” (Salmos 26: 8), e assim por diante. (Midrash Rabá, “Êxodo”, “Pekudei“).

O Tabernáculo foi a criação do homem numa pessoa, assim que sua criação é mais preciosa para o Criador que todo o universo.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 16/10/13

Comente