Educação Em Grupo Por Tópicos

laitman_547_06Nas Notícias (do The Independent): “Durante anos, a Finlândia tem sido o exemplo de um sistema de educação bem-sucedido, empoleirado no topo das tabelas da liga internacional de alfabetização e aritmética. …

“O que torna mais notável é que a Finlândia está prestes a embarcar num dos programas de reforma da educação mais radicais já empreendidos por um estado-nação: jogar fora a ‘educação tradicional por assunto’ a favor do ‘ensino por tópico’.

“‘Isso vai ser uma grande mudança na educação na Finlândia que nós estamos apenas começando,’ disse Liisa Pohjolainen, que é responsável pela educação de jovens e adultos em Helsinque –capital na vanguarda do programa de reforma. …

“Lições por assunto específico – uma hora de história na manhã, uma hora de geografia à tarde –já estão sendo eliminadas por jovens de 16 anos nas escolas superiores da cidade. Elas estão sendo substituídas por aquilo que os finlandeses chamam de ensino do ‘fenômeno’ – ou ensino por tópico. Por exemplo, um adolescente que estuda um curso profissional pode tomar lições de ‘serviços de cafetaria’, que incluiriam elementos de matemática, línguas (para ajudar a servir os clientes estrangeiros), habilidades de escrita e habilidades de comunicação.

“Alunos mais acadêmicos aprenderiam tópicos de assuntos cruzados (interdisciplinares) tais como a União Europeia – que mesclaria elementos de economia, história (dos países envolvidos), línguas e geografia.

“Existem outras mudanças também, não menos importantes para o formato tradicional que vê as fileiras de alunos sentados passivamente na frente de seu professor, ouvindo as lições ou esperando para serem interrogados. Em vez disso, haverá uma abordagem mais colaborativa, com os alunos trabalhando em pequenos grupos para resolver problemas, melhorando suas habilidades de comunicação. …

“Os primeiros dados mostram que os estudantes estão se beneficiando também. Nos dois anos desde que os novos métodos de ensino começaram a ser introduzidos, os ‘resultados’ dos alunos – eles preferem essa palavra à normas – melhoraram.”

Meu Comentário: Tudo o que for relacionado ao grupo (conexão) e estiver próximo da vida (tema) terá um impacto positivo no conhecimento e comportamento.

Comente