Como Um Feixe De Juncos — Pluralmente Falando, Parte 7

Like a Bundle of ReedsComo um Feixe de Juncos, Por que Unidade e Garantia Mútua são Urgentes Hoje, Michael Laitman, Ph.D.

Capítulo 9: Pluralmente Falando

Afetando a Coesão Social Através do Ambiente Social

Coesão Numa Escala Global

Regressando por um momento ao nosso antepassado comum monoteísta, depois da expulsão da Babilônia, Abraão estabeleceu uma sociedade isolada que se movimentou como um grupo e agia em garantia mútua. Ele criou um meio social que reforçava a conexão, a união e a coesão, e anexava todos esses elementos à aquisição da qualidade de doação, o Criador. Nossa tarefa hoje é fazer exatamente isso, mas numa escala global.

Como nós realmente temos que nos tornar conscientes de que somos um superorganismo, certamente temos que agir como um: em reciprocidade e responsabilidade mútua. Mas, uma vez que não conseguimos ensinar ao mundo inteiro como agir desta maneira, nós precisamos mostrar ao mundo um exemplo, e o mundo fará o resto através de nossa capacidade de ter empatia, ou como o Dr. Herrero colocou, pela “imitação e influência”. Afinal de contas, quando as pessoas veem uma boa ideia, elas a abraçam naturalmente.

Desta forma, quando as pessoas virem que os Judeus têm algo que pode funcionar também para elas, e que os Judeus desejam partilha-la, elas não só nos apoiarão, mas se juntarão a nós. Foi assim, como mencionado na Introdução, que Abraão reuniu mais e mais pessoas para sua companhia enquanto viajava da Babilônia a Canaã, na medida em que “milhares e dezenas de milhares se reuniram ao seu redor, e eles são o povo da ‘casa de Abraão’”. [i]

[I] Maimonides, Yad HaChazakahA Mão Poderosa), Parte 1, “O Livro da Ciência”, Capítulo 1, Item 3.

Comente