Antissemitismo E As Lutas Do Homem Moderno

Dr. Michael LaitmanNas Notícias (Rádio Eco de Moscou): “Um dos produtores mais famosos de Hollywood, Harvey Weinstein, pediu que todos os judeus do mundo se reúnam para resistir aos antissemitas. Ele disse que diante desses grupos terroristas como o Estado Islâmico (ISIS) e o Hamas, chegou o momento dos judeus se tornarem tão organizados como a Máfia.

“Parafraseando-o, ‘Deus vai derrotar o mal, se os anjos estiverem organizados como uma Máfia”. Até agora, contrário a todas as especulações dos proponentes de teorias conspiratórias, os judeus não só não têm tido sucesso em se consolidar como a Máfia, nem mesmo como uma orquestra sinfônica. Não é à toa que dizem que quando há dois judeus, há três opiniões.

“Cada uma das antigas organizações judaicas tem suas próprias políticas, seu próprio ‘violino’ e seu próprio ‘partido’. Nem mesmo os atos flagrantes de antissemitismo que estão regularmente acontecendo hoje na Europa obtêm uma resposta unificada. Pode haver uma defesa furiosa e um sério suplicar, mas os ataques contra as sinagogas judaicas continuam se tornando mais frequentes.

“Este produtor de Hollywood diz: ‘Eu acho que a luta contra o antissemitismo é um interesse vital não só de nossos povos, que perderam milhões de seus filhos e filhas em pogroms e no Holocausto, mas é a ponta de lança da luta do homem moderno com as ideologias bárbaras do ódio humano que ameaçam a própria vida sobre a face da Terra. Assim, pelo menos em prol disso, nós precisamos estar ‘organizados como uma Máfia’”.

Meu Comentário: Eu acho que sua conclusão é correta. Nós temos que mostrar um exemplo de conexão e unidade, porque somos os únicos que podem fazer isso corretamente. Inconscientemente, o mundo está esperando um exemplo de nós, porque todo o sofrimento no mundo é revelado somente para que nos unamos e só então todo o sofrimento no mundo cessará. Os chefes de inúmeras organizações judaicas precisam parar de negar o antissemitismo, devem parar de estar divididos, e se juntar a despeito de suas aparentes diferenças. Para os antissemitas, todos nós temos a mesma aparência, e, mais precisamente, todos nós temos o mesmo nariz. Como está escrito: “Introdução ao Livro do Zohar“:

67) Quando uma pessoa de Israel aumenta e dignifica a própria interioridade, que é Israel nessa pessoa, sobre a exterioridade, que são as nações do mundo nela, isto é, quando a pessoa dedica a maior parte de seus esforços para reforçar e exaltar sua interioridade, para beneficiar a alma, e faz menos esforços, a mera necessidade, para sustentar as nações do mundo nela, ou seja, as necessidades corporais, como está escrito (Avot , 1), “Torne a sua Torá permanente e seu trabalho temporário”, ao fazê-lo, ela faz os filhos de Israel subirem na interioridade e exterioridade do mundo também, e as nações do mundo, que são a exterioridade, reconhecerem o valor dos filhos de Israel.

Nós vemos que a redenção do sofrimento de Israel e do mundo inteiro depende apenas da unidade do povo de Israel. Todo o sofrimento de Israel e do mundo é só por causa da ausência do requisito “E amarás o teu amigo como a ti mesmo”.

70) Ai dos que fazem o espírito do Messias sair e se afastar mundo, e não pode voltar ao mundo. Eles são os únicos que tornam a Torá árida, sem umidade de compreensão e razão. Eles se limitam à parte prática da Torá, e não desejam tentar entender a sabedoria da Cabalá, conhecer e compreender os segredos da Torá e os sabores da Mitzva. Ai deles, pois com estas ações eles causam a existência da pobreza, ruína, roubo, saque, matança e destruições no mundo.

71) Em tal geração, todos os destruidores entre as nações do mundo levantam a cabeça e desejam principalmente destruir e matar os filhos de Israel, como está escrito (Yevamot 63), “Nenhuma calamidade vem ao mundo, exceto para Israel”. Isto significa, como está escrito nas correções acima, que causam pobreza, ruína, roubo, assassinato e destruição em todo o mundo.

Mas se começarmos a unir e mostrar um exemplo ao mundo inteiro, todas as nações do mundo irão reconhecer os méritos de Israel. E elas vão cumprir o texto: Isaías 14: 2: E os povos os apanharão, e os levarão ao seu lugar. E, como está escrito: Isaías 49:22: … e eles trarão nos braços os seus filhos e carregarão nos ombros suas filhas.

Comente