A Sorte Dos Gatos

laitman_564Pergunta: O que são estes 49 Portões de Tuma’a (Impureza) que eles atravessaram antes do êxodo do Egito?

Resposta: Nós tentamos sair do nosso ego rumo ao amor ao próximo, e não estamos prontos. Nós tentamos mais uma vez, e novamente não temos êxito. Nós tentamos de novo e de novo, até que, basicamente, descobrimos que todos nós estamos numa situação em que não queremos deixar o Egito. Nós não temos nenhuma possibilidade de fazer isso, nem força. Nós não somos capazes de sair. É uma situação completamente desesperadora.

Nosso ego, como é agora, nos puxa para todos os tipos de estupidez com as quais tentamos preencher nossas vidas. Portanto, de que forma as nossas vidas diferem da vida de um gato, além do fato de que o gato se sente bem consigo mesmo? Ontem, o tempo estava claro. Ele deitou e se aqueceu ao sol. Há algo para comer, então o gato come e dorme, e nada mais lhe preocupa.

A pessoa precisa receber milhares de vezes mais do que um gato para se sentir satisfeita. Portanto, quem é mais alegre e feliz, a pessoa ou o gato? Ao que parece, o gato é mais feliz. Ele fica no sol o tempo todo, sabe que seu dono sempre vai alimentá-lo, e não está preocupado com nada para si mesmo.

O gato olha com desprezo a forma como o seu dono corre o tempo todo. Ele corre para o trabalho, faz mil outras coisas. Ele não entende por que as pessoas tomam uma vida tão agitada para si mesmas. Por que elas estão correndo tanto? Todos os dias, elas andam no mesmo círculo: eles colocam as crianças na creche e correm para o trabalho, para a loja, e para casa. Elas preparam alimentos, comem e vão dormir para começar tudo de novo. Vale a pena circular assim o ano todo, para sair de férias uma vez por ano por sete dias?

E o gato fica deitado todo o dia, se lambe, e é bom para ele. Então, qual de nós é mais alegre e feliz? Quem é mais completo? Certamente, é o gato, ao passo que a pessoa é uma criatura mais miserável, como está escrito sobre Ismael, “… a sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele”. (Gênesis 16:12).

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 08/04/15, Escritos do Rabash

Comente