O Centauro Se Torna Um Homem

Dr. Michael LaitmanPergunta: É possível explicar a sabedoria da Cabalá na linguagem da sociologia moderna?

Resposta: Com o que mais a sabedoria da Cabalá está envolvida se não a sociologia? A sociologia é a ciência sobre a estrutura da sociedade. Mas a sabedoria da Cabalá também fala sobre como educar a sociedade para o próximo nível.

Nós, como o resto da natureza, nos desenvolvemos a partir dos níveis inanimado, vegetal e animal da natureza e atingimos o nível de uma besta que se parece com um homem, como o centauro com a cabeça de homem e o corpo de cavalo. Nós existimos numa forma como essa. Mas hoje a nossa cabeça trabalha para o corpo.

E nós temos que transformar a situação para que o corpo trabalhe para a cabeça, em prol de uma ideia. Isso já é outro nível, o nível de Adão (Homem), que não existe em nosso mundo. Em outras palavras, o corpo, toda a nossa vida bestial, deve ser orientada para elevar a cabeça, os ideais e as metas do próximo nível.

Nós chegamos a um estado onde o poder da natureza que nos move (o Criador) parou de empurrar a humanidade para frente. Ele já não nos obriga a avançar porque agora nós temos que avançar com as nossas próprias forças – subindo para a próxima fase, para o próximo nível. E no nível em que estamos agora há apenas um problema: quanto mais permanecermos nele, pior será.

Como temos nos desenvolvido, sempre temos preferido uma nova forma de sistema social. Ao longo da história da humanidade, criando novas formas deste sistema, nós gradualmente descobrimos suas deficiências, e, assim, começamos a sentir isso como intolerável, e, portanto, fazemos revoluções: ou pacífica, uma revolução psicológica, ou pela força, e é assim que temos avançado, gerando o próximo nível.

Nós fizemos tudo isso involuntariamente, impulsionados pela força da natureza (o Criador) que nos empurra para frente. Ele sempre nos mostrou a próxima fase. Mas isso não está acontecendo agora. A próxima etapa está diante de nós, mas ela não está clara para nós, porque é completamente diferente; é uma fase altruísta. Ela é descoberta como uma necessidade de conexão completa, uma dependência coletiva mútua entre nós, e nós não entendemos como fazer isso.

Agora nós estamos começando a entender a insignificância, a capacidade de destruição da nossa miserável e destrutiva situação – ela é madura. E se continuarmos a permanecer nela, só vamos aumentar o sofrimento. E o próximo estágio deve ser revelado de qualquer forma. Mas quanto sofrimento é necessário para alcançá-lo?! Portanto, nós precisamos disseminar, caso contrário, a humanidade vai afundar num sofrimento terrível.

É possível alcançar o próximo estado somente a partir de um desejo geral, e não com alguma decisão. Portanto, ao contrário das etapas anteriores, nós devemos continuar a nos desenvolver de forma consciente. Cabe a nós entender isso claramente.

Portanto, nós temos que disseminar, caso contrário, o mundo vai mergulhar em grandes problemas. Nós devemos fazer tudo o que está ao nosso alcance, e vamos ver que isso funciona, apesar do fato de sermos poucos.

Da Lição Diária de Cabalá 24/04/14, Perguntas e Respostas com o Dr. Laitman

Comente