Nós Temos Que Nos Apressar!

Dr. Michael LaitmanPergunta: Por que o antissemitismo está crescendo em todo o mundo?

Resposta: A fim de empurrá-lo e aproximá-lo da meta. Isso é aparentemente necessário para despertar Israel para a correção. O que podemos fazer se não despertamos de nenhuma outra forma?

De acordo com o plano geral, nós chegamos agora a um estado que temos que corrigir, a fim de subir ao próximo nível. Mas nós não estamos fazendo isso, e por isso é necessário nos estimular com pressões. É porque esta é a única maneira que o desejo de receber entende.

Se você acena uma cenoura na frente de uma pessoa tentando seduzi-la, ela correrá e seu desejo de receber vai crescer. Mas, depois, tendo um grande ego, ela não vai querer se corrigir se ela se recusou a fazê-lo quando tinha um pequeno desejo. Se a vida fosse linda e maravilhosa em todo o mundo, as pessoas não desejariam pensar em nada, exceto o conforto corporal.

Acontece que não há outra escolha senão sermos pressionados. Esta situação decorre da adaptação entre as Luzes e os vasos e não porque alguém Acima decidiu nos punir. Se somos influenciados pela falta de Luz, não corrigimos essa falta e não cuidamos dela corretamente, essa falta de Luz continua crescendo. Então, ela se acumula cada vez mais até que explode na forma de um massacre ou um holocausto.

Estas são as leis da natureza que só são cumpridas em formas como por meio dos nazistas e outros que venham a surgir em todo o mundo. Eles não determinam ou decidem nada por si mesmos. Tudo vem do Alto, como resultado da falta de adaptação entre as Luzes e os vasos.

Depois de um golpe como esse, a nação que já deveria ter avançado e disseminado a Sabedoria da Cabalá, o que significa o método de correção, atinge um período de paz. É porque esses determinados vasos sumiram agora, já que todos morreram, e portanto, há certo período limitado de paz. Mas a que custo! A pressão entre as Luzes e os vasos nos obriga a realizar a correção de alguma forma, e se não avançamos no caminho de Achishena (apressar o tempo), então é no caminho do “em seu tempo – Beito” (o caminho do sofrimento).

Não se iludam de que estamos numa situação melhor hoje do que estávamos antes. Antes nós tínhamos um lugar para correr e agora não vai haver nenhum lugar para correr e o mundo inteiro vai ser assim. O antissemitismo está crescendo em todo o mundo e é porque não estamos avançando e estamos ficando para trás em nossas correções.

Se nós vemos como o mal aumenta a cada dia, é sinal de que não estamos fazendo diariamente o nosso trabalho.

Pergunta: O que mais devemos fazer para que o antissemitismo desapareça?

Resposta: Nós temos que ir ao público ainda mais ativamente, explicar e reunir as pessoas em torno da ideia da garantia mútua, que é a condição para se chegar ao “ama teu próximo como a ti mesmo” pela Luz que Reforma.

Nesse meio tempo, no entanto, nós não conseguimos avançar na velocidade necessária de acordo com o cronograma. Esta é a razão da nossa dívida continuar a crescer a cada dia. Não importa o quanto você lucra, a sua dívida ao banco só cresce. O que devemos fazer se o nosso lucro não é suficiente e não temos tempo suficiente? Este é um grande problema. Nós temos que nos apressar!

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 26/05/14, Escritos do Baal HaSulam

Comente