Como Um Feixe De Juncos- Juntos Para Sempre, Parte 2

Como um Feixe de Juncos, Por que Unidade e Garantia Mútua são Urgentes Hoje,Michael Laitman, Ph.D.

Capítulo 8: Juntos Para Sempre
Unidade, Unidade e Unidade Novamente

Unidade – O Coração e a Alma de Israel

Embora Beit Shamai e Beit Hillel tenham sido controvertidos, trataram um ao outro com carinho e amizade, para manter o que foi dito (Zacarias 8), “A verdade do amor e paz”.

Talmude Babilônico, Yevamot, capítulo 1, p 14b.

Em Israel está o segredo para a unidade do mundo. É por isso que eles são chamados de “homens”.

Rav Avraham Yitzhak HaCohen Kook (o Raiah), Orot HaKodesh [Luzes da Santidade], Vol. 2, p 415

Estabeleceu-se no Monte Sinai que os filhos de Israel tornaram-se uma nação. É por isso que está escrito: “Eu”, no singular, porque pela extensão da unidade entre eles, Sua Divindade está presente sobre os filhos de Israel.

Yehuda Leib Arie Altar (ADMOR de Gur), Sefat Emet [Língua de Verdade], Vayikra [Levítico], Parashat Bahar [Porção, No Monte], TARLAV (1893).

 

Sabe-se que da perspectiva da mente, cada pessoa é um indivíduo… mas da perspectiva do coração, há unidade em Israel.

Rabino Shmuel Bornstein, Shem MiShmuel [Um Nome Derivado de Samuel], Shemot [Exodus], TAR’AH (1915)

 

Quando Israel entrou na terra, eles eram totalmente uma nação. A prova disso é que, enquanto Israel não atravessou o Jordão e não chegou a terra, eles não foram punidos… até que eles cruzaram e tornaram-se responsáveis um pelo outro.

Assim, Israel não se tornou responsável um pelo outro, porque este é chamado Arev [fiador / responsável] quando está Meorav [mista / misturava] com o outro, e Israel não se tornou conectado, em ser inteiramente uma nação, até que eles chegassem a terra e estivessem juntos na terra, e tivessem um lugar, a terra de Israel. E através da terra de Israel, eles são completamente uma nação.

Judah Loewe ben Bezalel (o Maharal de Praga), Caminhos Eternos, “Caminho da Justiça”, Capítulo 6.

Porque as 600.000 almas de Israel são todas conectadas umas às outras, como uma corda tecida, unidas como uma só, sem separação, caso você abale o início da firme corda, vai abalar ela toda. Portanto, caso um homem peque, a ira será em cima de toda a congregação. A razão é que todos de Israel são responsáveis ​​uns pelos outros.

Aquele que macula, mancha todas as almas de Israel, até que ele volte para consertar o que tinha corrompido em sua alma. … Isso significa que, uma vez que as partes relacionam-se entre si, não serão separadas.

Rabino Eliyahu Di Vidash, Princípio da Sabedoria, “Portão do Medo”, Capítulo 14.

A alma ascende e torna-se completa, principalmente quando todas as almas se misturam e se tornam uma, para, em seguida, elas ascendem em direção à santidade, pois a santidade é “unidade” … Portanto, em primeiro lugar, deve-se tomar sobre si o mandamento: “Ame o seu próximo como a si mesmo”, como o nosso Rav escreveu que é impossível proferir palavras de oração, a menos que pela paz, quando se conecta com todas as almas de Israel.

Rabino Nathan Sternhertz, Likutey Halachot [Regras Variadas],”Regras da Sinagoga,” Regra n° 1.

 

Embora os corpos de toda a Israel estejam divididos, suas almas são uma única unidade na raiz. … É por isso que se ordena Israel a unir-se pelos corações, como está escrito: “E Israel acampou lá”, no singular [em hebraico], o que significa que eles estavam correspondendo abaixo, o que significa que eles tinham a unidade.

Rabino David Solomon Eibenschutz , Salgueiros de Ribeiras, Nassoh [Tome]

 

À Israel não foi dada a Torá [Lei de Doação] antes que eles tivessem adquirido unidade completa, como se escreveu sobre o verso (Êxodo 19: 2) “E Israel acampou em frente ao monte”. Moisés também não receberia nada, como nossos sábios disseram, (Brachot [bênçãos], 32a) que o Criador disse a Moisés à respeito do bezerro, “Desce da sua grandeza, porque eu lhe dei grandeza apenas por Israel”.

Rabbi Moshe Alsheich, a Lei de Moisés, a respeito de Deuteronômio,33: 4-5.

Quando Israel tiver unidade, não haverá fim a sua realização.

Rabino Elimelech Weisblum de Lizhensk, Noam Elimelech [A Afabilidade de Elimelech], Pinechás.

“Jerusalém que  está construída como uma cidade que se uniu” (Salmos 122: 3). – a cidade que faz com que todos sejam amigos em Israel.

Jerusalem Talmud, Hagigah, capítulo 3, Regra 6

Vocês, os amigos que estão aqui, como estavam em carinho e amor, anteriormente, de agora em diante não partirão um do outro, até que o Senhor alegre-se com vocês e declare paz sobre vocês. E pelo seu mérito, haverá paz no mundo, como está escrito: “Por causa dos meus irmãos e amigos eu vou falar, “Que a paz esteja em vocês”.

Rav Yehuda Ashlag (Baal HaSulam), O Livro do Zohar com o comentário de Sulam, Aharei Mot [Depois da Morte], item 66

 

Comente