Como Um Feixe De Juncos —Pluralmente Falando, Parte 3

Like a Bundle of ReedsComo um Feixe de Juncos, Por que Unidade e Garantia Mútua são Urgentes Hoje, Michael Laitman, Ph.D.

Capítulo 9: Pluralmente Falando

Afetando a Coesão Social Através do Ambiente Social

De Eu, a Nós, a Um

Com nosso conhecimento atual da natureza humana, não podemos evitar esta atitude competitiva e alienante porque ela vem de dentro de nós, uma ditadura do quarto nível falante do desejo, e não conseguimos parar a evolução dos desejos, assim como não conseguimos parar a evolução do todo da Natureza. Além do mais, se vamos alcançar o propósito da criação de nos tornarmos semelhantes ao Criador, precisamos de um desejo robusto como combustível que nos empurra para frente, o que significa que não devemos diminuir ou oprimir nossos desejos, ou não alcançaremos a meta da nossa vida.

Todavia, não ser capaz de parar a elevação de nossos desejos egocêntricos não significa que devemos render a uma tendência de piorar as relações humanas em todos os níveis. Nossa sociedade não tem que declinar até a um ponto em que tudo o que conseguimos fazer é acumular mantimentos, procurar abrigo e nos deitar esperando que certo milagre nos salve de nossos semelhantes.

Na realidade, mesmo se escolhermos tentar nos proteger, a fúnebre história de nossa nação indica, e a lei da Natureza dita que as nações não nos permitirão permanecer passivos. Quando problemas se acumulam, está garantido que os Judeus serão culpados por isso uma vez mais e consequentemente atormentados, talvez pior que nunca. Contudo, contrários às provações passadas, há muito que podemos fazer para prevenir que isso se revele.

Comente