Uma Estrada Reta Para Nós E O Mundo Inteiro

Dr. Michael LaitmanPergunta: O que forçou os filhos de Israel a receber a Torá no Monte Sinai?

Resposta: Foram as dificuldades, os problemas e os sofrimentos. O que mais pode ser um incentivo se você está dentro do seu desejo egoísta?

No entanto, existem diferentes sofrimentos: os que vêm do mundo a sua volta e os que você evoca internamente. De um jeito ou de outro, não podemos avançar sem problemas, e a questão é apenas se eles são enviados a você externamente ou se você os evoca internamente ao estudar, pensar, entender e reconhecer. Como está escrito: “Quem é sábio? Aquele que vê o futuro”. Se você age por si mesmo, é suficiente se desenvolver pelo caminho do “eu o apressarei” (aceleração), sem esperar que os problemas o empurrem para frente. Eles também nos obrigam a acelerar o tempo, mas há uma grande diferença.

Se eu sou sábio, eu avanço direto à meta. Se não sou, eu paro no caminho e os problemas me fazem mover. Eu escapo deles, e depois vou direto à meta de qualquer maneira. No entanto, com isso, eu prolongo o caminho. Em vez de tomar o caminho mais curto e fácil, eu sigo o caminho longo e difícil.

A Straight Road For Us And The Entire World

De uma forma ou de outra, eu finalmente atinjo a mesma coisa. Portanto, para me ajudar a escolher o caminho curto desde o início, eu devo ouvir os Cabalistas que nos falam sobre o método de correção. Meu sucesso depende se eu os ouço ou não.

Pergunta: Como podemos ouvi-los e passar esta mensagem para o povo de Israel?

Resposta: Deve haver o reconhecimento da grandeza do grupo, do professor, e do Criador, a fim de fazer com que a meta pareça importante para você. Quanto ao povo de Israel, tudo depende de nós.

Nós somos os únicos que têm livre arbítrio. Nós podemos aguçar nossos sentidos através do trabalho em grupo e dos esforços que temos que fazer. Nós sabemos do que se trata. Portanto, nós ouvimos o que nos é dito, enquanto outros não podem ouvir isso ainda.

Eles têm que receber isso de nós. Eles serão capazes de se juntar a nós passivamente depois de disseminarmos a mensagem.

Pergunta: Como eles verão a estrada reta, a linha vermelha no desenho?

Resposta: Eles vão nos seguir. Nós vamos avançar com eles como Galgalta ve Eynaim (GE) e AHP. Afinal, nós só podemos avançar com alguns passos ao longo da linha vermelha, na medida em que adquirimos o sistema.

Em cada etapa, nós devemos realizá-la antes de subir para o próximo nível. Portanto, é impossível avançar sem os vasos de AHP. Nós simplesmente não entendemos como somos dependentes deles.

AHP é todas as “nações do mundo” e Israel é apenas Galgalta ve Eynaim (GE), os primeiros nove vasos de doação que vêm do Criador: Keter, Hochma, e GAR de Bina. No conjunto, os vasos de GAR fazem parte da Divindade de cima, embora essa parte esteja quebrada.

Em Israel, não há nada, e eles não podem avançar ou organizar a conexão com o Criador sem os vasos de recepção, os quais devem ser corrigidos e levados à adesão. No entanto, eles não podem fazer isso por si mesmos, de modo que a quebra ocorreu, e, como resultado, os vasos de Israel e das “nações do mundo” foram misturados e incorporados.

A Straight Road For Us And The Entire World

Agora, há uma parte de AHP acima e uma parte de GE abaixo. Isto lhes permite organizar a conexão entre eles, que de outra forma seria impossível.

Isso aconteceu pela primeira vez durante a destruição do Primeiro Templo (no nível de Mochin de Haya), quando as dez tribos foram dispersas entre as nações e desapareceram. A segunda vez que a conexão foi estabelecida foi durante a destruição do Segundo Templo (no nível de Mochin de Neshama), quando as duas tribos restantes se dispersaram.

A primeira vez, nós perdemos as partes que pertencem ao verdadeira AHP. Foi uma descida do nível de Hochma ao nível de Bina. No segundo caso, as duas tribos não desapareceram; elas só estavam no exílio.

Finalmente, graças à mistura, uma ligação foi formada, uma incorporação de GE e AHP, e agora nós podemos começar a “sentir” estas cordas. Os vasos de GE que caíram em AHP se tornaram religiões.

O mesmo aconteceu na nação de Israel: AHP que subiu para GE foi expresso no judaísmo. Em outras palavras, em vez da espiritualidade, a pessoa imagina a corporeidade, e em vez de “ama teu amigo como a ti mesmo”, ela realiza diferentes ações físicas, não internamente em seu desejo, mas externamente na matéria. No entanto, no final, graças à incorporação, nós podemos ser corrigidos.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 10/06/12, “O Arvut (Garantia Mútua)”