Um Olhar Sobre A Globalização

Opinião (Vadim Kayuzhny, Candidato de Ciências Pedagógicas, Instrutor): “As três dimensões da globalização: globalização – um processo histórico constante; globalização – a universalização do mundo; globalização – a destruição das fronteiras nacionais.

“A globalização – um fenômeno típico objetivo. A globalização atual é a distribuição universal dos mecanismos culturais, sociais, econômicos, financeiros, políticos, tecnológicos e informacionais da civilização ocidental. Os processos globais assumem a forma da rede de interações de toda a comunidade do mundo.

“A globalização é o processo de transição para um novo estado do mundo, quando os países conscientemente tornam as fronteiras tradicionais menos significativas, o que implica numa maior responsabilidade coletiva, inclusive para a segurança.

“A globalização afeta todos os países, ignorando a sua independência, os tipos de regimes políticos, e seu nível de desenvolvimento econômico.

“Pontos positivos da globalização: uma implementação e distribuição acelerada de realizações técnicas e métodos de controle modernos; formação de um único espaço no mercado mundial; integração do mercado de bens, serviços, capital e comércio internacional; nivelamento dos preços e capacidade de fornecer um maior nível de vida à população.

“Pontos negativos da globalização: a interdependência das economias nacionais; medo de que os grandes ganhos vão para os países mais desenvolvidos e corporações transnacionais, sem a consideração dos interesses dos países periféricos; perda de soberania dos países subdesenvolvidos; aparecimento de empresas transnacionais e estruturas de rede semi-criminosas na arena política; imposição de modelos culturais ocidentais na comunidade mundial”.

Comente