Se Você Merecer, Seu Trabalho Será Feito Por Outros

laitman_215Rabash: “Se Ele merecer, Seu Trabalho Será Feito por Outros”: Se ele merecer, seu trabalho será feito por outros. Mas se ele não merecer, seu trabalho será feito por ele mesmo.

E o que deve ser entendido é que a importância é do “mérito” que seu trabalho venha através dos outros. Se assim for, então esta é a fase do “pão da vergonha” depois de tudo; assim, qual o benefício disso?

E deve ser explicado que os “outros” são chamados a fase de Achoraim (costas). Que existem vasos de Panim (face), que são chamados vasos de doação, e vasos de Achoraim, que são chamados vasos de recepção. E por causa disso, antes que uma pessoa seja plena, quando ela ainda não atingiu o nível de “mérito”, seu trabalho, que é o trabalho sagrado, é através dos vasos de Panim, que são os vasos de doação; com eles, ela pode trabalhar na obra sagrada.

O que não ocorre quando ela tem mérito. Então, o seu trabalho, que é o trabalho sagrado, é feito por outros, ou seja, os vasos de Achoraim, que são os vasos de recepção. Ela pode usá-los em prol do céu.

Vasos da face (Panim) são chamados de Israel (direto ao Criador), pois há centelhas que anseiam pelo objetivo da criação nelas, mesmo se, por enquanto, isso seja em prol da recepção. Seu desejo é fraco, porque elas não têm grande força de desejo (Aviut).

Por isso, se eles estão prontos para ativar os Achoraim, eles obtêm energia a partir daí para avançar em direção ao objetivo da criação, a conexão, a adesão. Existe um poder imenso nos vasos de Achoraim, embora não tenha direção. Isso significa que eles não são direcionados para o objetivo da criação, mas têm muita energia. E se os vasos de Panim estão prontos para ver que os vasos de Achoraim são deles, eles juntam estes a si e veem parte de si neles.

E é assim que eles obtêm energia a partir dos Achoraim, e dão a direção certa para a totalidade do vaso completo que já está constituído pelos desejos de Galgalta ve Eynaim e AHP.

Assim, a fase certa segue: a direção vem dos vasos de Galgalta ve Eynaim, os vasos de Israel, e a energia para o movimento em direção ao objetivo da criação vem dos vasos de Achoraim, AHP, dirigidos por Israel. Assim, eles atingem a meta da criação juntos.

Isso é chamado de “Seu trabalho é feito por outros”, pois eles recebem o “trabalho”, a energia para o próprio avanço, dos vasos de Achoraim. Mas isso ocorre com a condição de que eles veem dos vasos de Achoraim como parte inseparável de si mesmos, como um sistema único.

E se não, eles precisam avançar através da energia que há neles, nos vasos de Panim. E uma vez que esta é uma energia fraca, eles certamente não estão prontos para avançar rapidamente, até que finalmente se voltam para os vasos de Achoraim.

Portanto, eles precisam sentir o tempo e lugar em que será possível se voltar aos vasos de Achoraim para conectá-los a Israel e avançar juntos. Eles precisam adquirir experiência e construir algum tipo de método de abordá-los. Como está escrito: “Ensina a criança de acordo com a sua maneira” (Provérbios 22: 6). Isso significa que é necessário procurar alguma forma de abordar as pessoas e conectá-las conosco.

Na medida em que os membros de Israel investem energia nos vasos de Achoraim, na medida em que sentem que tudo é parte de um único vaso, neste grau eles podem avançar rapidamente. A sensação de movimento vem nos vasos de Panim, mas o esclarecimento do avanço vem especificamente com o mérito que os vasos de Achoraim estão incluídos neles.

Da Preparação da Lição Diária de Cabalá 05/06/14