Qualidades Do Sumo Sacerdote, Parte 2

laitman_740_023. Força (Vigor) Física

A realização de consagrações no Templo exige muitos esforços. Por exemplo, durante o dia mais difícil de Yom Kippur “O Dia da Expiação” (Dia do Julgamento) os Cohanim tinham que jejuar.

Aarão era incrivelmente forte. Durante a iniciação dos Levitas, Aarão levantava cada um deles e os sacudia para frente e para trás, para cima e para baixo.

Um dia, ele levantou vinte mil homens. O vigor de Aarão era excepcional; todos os Cohanim eram conhecidos por sua força”. (“Faça-se a Luz”, “Levítico”, “Emor“)

“Levantar Levitas” significa elevar o desejo ao seu próximo nível, dar ao desejo tanto a linha direita como a linha esquerda e, depois abaixá-los, de modo que eles tivessem que descobrir como subir os degraus por conta própria.

A Bina superior que é simbolizada pelos Cohanim (sacerdotes) possui uma qualidade muito interessante que se assenta tão profundo na propriedade de doação que ninguém sabe como subir a ela, como abordá-la. É como se uma mão se estendesse de cima e elevasse a pessoa ao seu nível.

É exatamente isso que os Cohanim tinham que fazer durante o Yom Kippur, porque neste momento todos os cinco desejos egoístas já foram “rejeitados” e as pessoas se tornam “vazias”, ou seja, prontas para se render a tudo o que é essencial para elas.

Como as pessoas estão prontas para “morrer”, ou seja, a completa autocorreção em certo estágio, que é simbolizada pelas roupas brancas que os Cohanim tinham que usar no “Dia da Expiação”; neste caso, o superior pode fazer qualquer coisa com o inferior que se anulou.

Para os Levitas, o Cohen é o degrau superior. Ele os cria. Eles se fundem com os Cohanim anulando-se. Depois de terem passado por esse estado, eles retornam, de modo que, independentemente, solicitam o poder de doação e amor para elevá-los de volta ao nível do qual desceram, independentemente do egoísmo que voltou a eles depois que o Yom Kippur acaba.

Pergunta: Quem é um Levita?

Resposta: Um Levita personifica o elo com as pessoas, a parte inferior de Bina. Através deles, os Cohanim entram em contato com Israel.

Um Cohen é o degrau do governo superior que está conectado ao Criador; enquanto que os levitas estão “emaranhados” com os Cohanim e o povo de Israel.

De KabTV “Os Segredos do Livro Eterno” 14/05/14

Comente