Os Níveis Da Ascensão Espiritual

Laitman_041_01Nós temos que tentar manter o foco na imagem geral ao ler a porção semanal da Torá (Parashat HaShavua) uma vez que a Torá nos fala sobre como alcançar a unidade abrangente e completa.

O ego é revelado cada vez mais, repetidas vezes no caminho para a unidade, e à medida que cresce, nós descobrimos a necessidade de uma conexão cada vez maior acima dele.

O ego é o nosso ajudante que age contra nós e serve como ajuda contra nós, mas, ao mesmo tempo, revela todas as falhas, os defeitos e vapores venenosos dos nossos estados.

O ego é revelado na atitude consumista das pessoas para com a natureza inanimada, vegetal e animal, mas especialmente nas relações entre nós. A inveja, o ciúme, a dominação, a aspiração à fama e respeito são os nossos principais problemas.

Portanto, o objetivo da nossa correção é levar a pessoa a um estado de unidade e totalidade, quando ela pode se conectar harmoniosamente com todos os outros num único sistema. Esta é a razão pela qual a Torá, a Luz que corrige todas as falhas, nos foi dada. As falhas são corrigidas na medida em que nós as definimos como tal, o que significa de acordo com a nossa forma de vê-las.

Elevando-se acima das falhas para uma maior conexão e unidade entre nós, nós subimos aos níveis chamados de feriados, dias de semana, sábado e Rosh Chodesh (o início do mês), as nações do mundo, levitas, Cohanim (sacerdotes), israelenses, etc.

Nestes níveis nós vemos todos os outros pilares de sustentação da ascensão espiritual ao estar no nível do Rei David num determinado momento e, em seguida, no nível do rei Salomão, e, depois, no nível de Moisés, Aarão, José, ou Jacó.

Na medida em que a pessoa passa por estes níveis, ela sente que sobe do nível mais baixo para o mais alto, estando em tantos estados quanto possível. Ela parece experimentar todos os dias, feriados, dias da semana, etc. Ela entra nos estados de cada um desses pilares de sustentação, se conecta, e se une com toda a humanidade. No final, ela integra o mundo inteiro dentro dela e se torna um ser humano, Adão (decorrente da palavra hebraica “Domeh“- assemelhar-se), o que significa semelhante ao Criador.

Portanto, nós devemos perceber tudo que a Torá nos diz como níveis essenciais do nosso desenvolvimento, até que todos cheguemos à totalidade predeterminada.

Pergunta: A sequência dos feriados de Rosh Hashaná (ano novo) em diante é mantida nos sentimentos de uma pessoa e, consequentemente, em seu sentimento como Noé, Abraão, etc.?

Resposta: Cada pessoa sente isso a sua maneira.

Se a alma geral não foi quebrada e fosse apenas uma alma que se corrige de certa maneira proposital que é especialmente destinada para isso, ela passaria por todos os níveis numa ordem exata.

Mas já que estamos todos conectados e só podemos ser corrigidos pela conexão entre nós, temos que passar por todos esses estados, que estão mutuamente incorporados em nós e nos valores da Torá chamados de Abraão, Isaac, Jacó, etc.

Todas estas figuras são níveis espirituais e seu preenchimento interno, que em cada nível é chamado de Adão. Os níveis em si são chamados de sábado, dias da semana, feriados, meses e anos.

É todo um sistema formado pela natureza inanimada, vegetal e animal; todo um mundo que se desenvolve na unidade integral ao atingir cada vez mais uma maior harmonia de cada vez.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 28/04/14