O Precariado – A Base Da Futura Sociedade

Dr. Michael LaitmanNas Notícias (Tolkovatel): “Na sociedade ocidental há um grupo social isolado, o precariado – um grupo desfavorecido não vinculado a qualquer estado ou sociedade. Dezenas de milhões de jovens caracterizam-se por apatia e ignorância.

“Eles viajam ao longo de países em busca de novas experiências e biscates. Nos países desenvolvidos, eles compõem metade da população.

“Não há nenhum meio (centro) na sociedade moderna: existem apenas as camadas superiores e inferiores. Na sociedade ocidental, distinguem-se cinco grupos de acordo com sua ocupação.

1. Elite – um grupo minúsculo dos ricos, influenciando os governos.

2. Assalariados – camada média superior, tem um emprego estável, funcionários de instituições governamentais.

3. Profissionais – empregados em uma base de contrato devido a suas habilidades.

4. O núcleo – a “velha” classe trabalhadora.

5. Precariado – socialmente não estabelecida, não ter nenhuma segurança no trabalho.

“Na Rússia, o precariado é de 40 milhões de indivíduos que são capazes de trabalhar e que estão empregados no mercado de trabalho informal.

“O país retirou-se da resolução dos problemas sociais; a população está se tornando mais selvagem; há uma falta de conhecimento e o desejo de se encaixar no mundo pós-industrial; o infantilismo dificulta o encaixe na sociedade; os jovens estão relutantes em tornar-se envolvidos na investigação científica; profissões científicas não são populares e há uma falta de interesse na ciência (nos EUA, profissões na ciência são uma das mais populares).

“O mundo inteiro se depara com um aumento no número de “pessoas indesejáveis”– o precariado. Este problema em particular, surgirá com a substituição de pessoas por máquinas na indústria e no mundo dos escritórios. Isto levará à destruição da economia do consumidor, que é a base do mundo de hoje, já que a maioria das pessoas não será capaz de continuar a consumir nos volumes atuais.

“A resposta para isso é mudar a formação – ou o início da Nova Idade Média ou o socialismo com um alto grau de igualitarismo”.

Meu Comentário: A repetição do passado é impossível e nunca aconteceu. Essas “pessoas indesejadas”, que são até 90% da população, vão passar pela educação integral e irão formar a base de uma nova sociedade.

Comente