O Fundo Monetário Internacional (FMI) Não Pode Salvar Todos Os Países

laitman_222Opinião (N. Rubini, Economista): Nós temos que resolver os problemas associados com a dívida confiando em nós mesmos, em vez de enviar os problemas a um nível mais elevado. Entre outras razões, a crise das economias avançadas é desencadeada por uma dívida excessiva no setor privado – famílias, bancos e o setor empresarial. A crise financeira resultou numa dívida desproporcional ao nível dos governos regionais, municipais e nacionais.

O endividamento não é exclusivamente um problema europeu; ele também existe na economia chinesa e constitui 80% do seu PIB. A transferência da dívida para um nível superior não é uma solução legítima, uma vez que não há tal coisa como um “Ministério de Economia Cósmico” ou algum tipo de “Banco Central” que pode intervir e salvar a todos. Nós devemos parar de fingir que estamos resolvendo o problema quando, na verdade, estamos apenas adiando-o para uma data futura. As dificuldades que estamos enfrentando agora só vão aumentar no futuro e vamos finalmente bater numa parede que vai levar todas as economias a um fim.

Meu Comentário: O fato é que nenhum dos tomadores de decisão podem resolver a situação, porque a solução está numa nova percepção integral da sociedade e da economia. A crise vai obrigá-los a reavaliar sua atitude para com o mundo em vez de olhar através da panaceia de teorias obsoletas.