O Feriado Das Árvores Frutíferas

Dr. Michael LaitmanPergunta: Hoje [4 de Fevereiro] é o feriado judaico, Tu B’Shevat (Dia da Árvore). Qual é o significado espiritual deste feriado na perspectiva Cabalística?

Resposta: A sabedoria da Cabalá lida com a evolução do homem até que ele atinja o nível da força superior da natureza. Entretanto, esta força está escondida de nós, mas podemos descobri-la na medida em que crescemos. O melhor símbolo do crescimento é a árvore. Portanto, o ano novo das árvores é comemorado no 15º dia do mês de Shevat (Tu B’Shevat), de acordo com o calendário hebraico. Durante este tempo, as árvores começam a crescer e a florescer, o que significa que a natureza passa da seca durante o outono ao verão, quando tudo começa a se abrir e florescer. Neste dia, há uma mudança para um crescimento renovado na terra de Israel, e, portanto, nós o celebramos. Este feriado está relacionado à fruta, aos presentes da terra e principalmente das árvores. Isto não se refere ao que a terra produz, os vegetais, mas a diferentes tipos de frutas. As pessoas comem frutas e bebem vinho.

Este feriado simboliza o crescimento de uma pessoa, já que o homem é chamado de árvore no campo. A Torá diz que um homem, durante a sua vida, é como uma árvore no jardim. Portanto, ele deve ser cuidado, se quisermos que ele dê frutos e não cresça como uma árvore selvagem.

Enfatiza-se que o feriado de Tu B’Shevat não é apenas uma celebração do cacho, mas o feriado das árvores cultiváveis que dão frutos, o que significa aquelas que foram cuidadas e das quais o homem espera a fruta, como uma pessoa que se desenvolve espiritualmente. Nesse caso, devemos cuidar da árvore: capinar em torno dela, molhá-la, limpar as frutas com vapor, cobri-las do frio e podar as folhas e ramos. Existem 39 ações que devem ser realizadas em árvores, e elas são todas uma alegoria do trabalho espiritual que uma pessoa deve executar internamente em si mesma. Então, ela vai crescer e frutificar a fruta correta. O feriado de Tu B’Shevat nos lembra que somos uma árvore frutífera que deve dar frutos bons e doces. Nós temos que pensar e cuidar de nós mesmos corretamente.

Pergunta: Qual é o significado da fruta?

Resposta: A fruta é a parte humana em nós que cresce de modo que pode ser colhida da árvore, abençoada e comida. A fruta une e integra o trabalho comum do homem e do Criador. O homem deve cuidar da árvore e se esforçar em todas as formas possíveis. O Criador dá a Luz e todos os minerais na terra para isso, e no final, eles recebem a fruta. Todo o trabalho de uma pessoa se soma ao fato de que ela agora pode comer a fruta a fim de doar em prol do Criador.

Eu desejo a todos um feliz Tu B’Shevat e abençoo a todos vocês para crescer e ser uma boa árvore!

De KabTV “Tu B’Shevat” 04/02/15

Comente