Livrar-Se De Desejos Não Corrigidos

Dr. Michael LaitmanA Torá, “Levítico” 10:4-5: E Moisés chamou a Misael e a Elzafã, filhos de Uziel, tio de Aarão, e disse-lhes: Chegai, levai a vossos primos de diante do santuário, para fora do acampamento. Então chegaram, e os levaram nas suas túnicas para fora do acampamento, como Moisés lhes dissera.

Se eu estou em certo nível, não posso subir ao próximo nível ou descer (não posso executar uma ascensão espiritual ou descer) antes de executar determinadas ações.

Nadav e Avihu encontravam-se no Santo dos Santos, no nível da adesão da alma com o Criador, no nível da doação (Santidade e Santo simbolizam o atributo de doação). Para ascender a esse nível, eles tiveram que usar o seu grande ego, santificá-lo e transformá-lo de recepção em doação. Quando eles estavam no Santo dos Santos e tentaram executar esta ação, não conseguiram fazê-lo. Portanto, em vez do fogo da Santidade (a revelação da Luz de Hochma, a fim de doar), aconteceu o contrário.

Por conseguinte, os dois vasos, os dois atributos (Nadav e Avihu) caíram, o que significa que permaneceram no mesmo nível, o nível dos mortos. Em cada desejo há os níveis inanimado, vegetal, animal e humano. Nesse caso, os atributos caíram do nível humano para o nível da natureza inanimada, de modo que deveriam ser corrigidos.

Qual é o significado de “levai a vossos primos de diante do santuário, para fora do acampamento”? Um acampamento refere-se à unidade gradual das almas. Os dois atributos Nadav e Avihu caíram a um nível tal que não estavam conectados a nada e, portanto, são chamados de mortos. Eles devem ser corrigidos de novo a partir de seu estado. Portanto, eles são levados para fora de lá.

Mas esse não é o primeiro exemplo de certos atributos que são removidos de um determinado nível. Por exemplo, o grande sacerdote que morria era levado para fora do Santo dos Santos no Yom Kipur, quando uma corda estava amarrada ao seu pé com antecedência, uma vez que estava certo de que seus pensamentos não seriam puros. Mas ele não se continha, pois queria tanto revelar o Criador e continuar assim.

Ele costumava entrar no Santo dos Santos no Yom Kipur, o que significa que subia a um nível tão elevado que seu corpo tinha que ser retirado de lá com uma corda amarrada ao seu pé, enquanto Nadav e Avihu foram retirados por hastes de ferro.

Ferro, cobre, prata e ouro são quatro materiais em nosso mundo que estão relacionados com eventos espirituais. Uma seção inteira é dedicada a essas relações.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 22/01/14

Comente