Há Esperança!

Dr. Michael LaitmanPergunta: A questão da unidade e da conexão nunca foi tão dominante. Até mesmo os pais de três meninos que foram sequestrados no ano passado continuam dizendo quanta força eles receberam da unidade e o quanto sentiram que seu problema era um problema de todos. Então, por que a unidade que sentimos entre as pessoas nos dias de hoje não é tão forte como era antes?

Resposta: Nós simplesmente vemos a falta de conexão numa resolução muito maior e com muito mais precisão. Em vez do que antes parecia correto, a escala tornou-se maior e agora vemos que não há nenhuma conexão hoje.

Pergunta: Como podemos provar a uma pessoa que os resultados, como os sequestros, podem ser alterados por ações de conexão?

Resposta: Você quer mostrar a uma pessoa uma conexão clara e direta e que se ela realizar a conexão num determinado lugar, isso vai levar a uma conexão em outro lugar. Você nunca será capaz de fazer isso.

Mas há muitos casos na vida em que temos a certeza de que nossas ações ajudam, embora não vejamos uma conexão direta. Portanto, as pessoas saem para demonstrar e participar de reuniões públicas. Eu não posso mostrar a uma pessoa uma conexão entre coisas que ela não pode perceber com seus sentidos, uma vez que esta é a revelação das ações do Criador à criatura. Ela ainda não chegou a um nível tal, uma vez que não tem os sentidos que lhe permitem ver isso.

Pode ser uma pessoa racional, muito inteligente, que não se deixa levar pelas emoções e que pode dizer que todas essas ações de conexão são totalmente inúteis e que a busca pelos meninos sequestrados era uma questão militar e que não tinha nada a ver com ela. Se ela não sentia qualquer conexão com isso, não há nada que pudéssemos fazer. A fim de ver a conexão, ela tem que corrigir seus desejos para que eles sejam “a fim de doar” e, assim, ela vai descobrir dentro de si até que ponto a Luz superior está relacionada a esses desejos. Portanto, nós devemos simplesmente atrair essas pessoas para a conexão através de diferentes explicações que lhes mostrem que a conexão é benéfica e que através dela nós poderíamos ter ajudado a libertar os meninos e ajudá-los a voltar para casa em segurança.

Se uma pessoa se compromete a participar de um workshop, nós temos que fazê-la sentir que uma força especial desperta na conexão entre nós, e que esta pode fazer algo além de nossa natureza comum. Ela pode mudar a situação atual. Quando uma pessoa sentir a força da conexão, esta vai impressioná-la para além do seu nível atual. Nós podemos explicar que estamos todos conectados uns aos outros, que estamos todos num único sistema, que toda a humanidade está conectada e que se você corrige a si mesmo, você insere a força de correção em todos.

Na verdade, antes da revelação, é impossível provar qualquer coisa a uma pessoa, mas nós vemos que as pessoas estudam durante anos e não partem em função da expectativa da revelação. Elas acreditam que a revelação irá ocorrer em algum momento, já que uma iluminação à distância as sustenta. Uma pessoa que tenha participado de um workshop ou de um círculo também vai sentir tal iluminação à distância. A sensação de que essas ações podem realmente afetar e mudar a situação desperta nela, uma vez que a Luz age nela.

Há esperança. Caso contrário, eu não iria reunir as pessoas. Eu já estou comprometido com elas desta maneira e as transformo em minhas parceiras. Eu não posso mostrar-lhes o mundo do jeito que eu o veja, e elas não sabem que nós abrimos o caminho para a Luz que vai resolver tudo. Ela não só vai resolver com sucesso problemas como sequestros, mas também vai corrigir o mundo inteiro. Nós vamos subir até o topo, nos tornar mais respeitados e realmente nos transformarmos num reino de sacerdotes e uma nação santa.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 19/06/14, Escritos do Baal HaSulam