Desenvolver Comunicações Corretas No Ambiente Virtual

Dr. Michael LaitmanÓdio Ingênuo

Pergunta: Os meios de comunicação contemporâneos criaram um novo padrão de como as pessoas lidam umas com as outras, estruturando um novo ambiente social que carece das antigas “cerimônias”, maneiras pretensiosas, e posturas. A interação das pessoas tornou-se direta, simples, como um negócio. A pretensão foi substituída pela franqueza. Você acha que exageramos nesta matéria? É bom que tenhamos perdido a etiqueta?

Resposta: Em outras palavras, nós devemos reanimar as mentiras que anteriormente mantinham a nossa sociedade junta? Não, isso está no passado.

Comentário: Ainda assim, o velho estilo de comunicação de alguma forma nos protegia uns dos outros.

Resposta: Sim, ele nos distanciava e criava um círculo pessoal inexpugnável com fronteiras rígidas. Isso foi feito para isolar nossos corações egoístas que não estão dispostos a tolerar quem quer que seja.

Comentário: No entanto, a simplicidade despretensiosa também provoca sérios problemas.

Resposta: Isso é natural na fase intermediária e nos estimula a mudar a nós mesmos. Esta é a forma como ocorre a revelação e o reconhecimento do mal. É uma etapa essencial para corrigir o mal. Caso contrário, não reconheceríamos que há um obstáculo no nosso caminho, nem admitiríamos que temos que tomar medidas contra ele. Talvez eu possa continuar a viver como antes!

A humanidade não era nada melhor há cerca de 200 ou 2000 anos. A única diferença é que hoje o nosso lado negativo tornou-se mais evidente. Nós perdemos os modos graciosas e paramos de usar palavras pretensiosas e bonitas. Anteriormente, nós diríamos: “Desculpe, eu não tenho tempo. Vamos falar mais tarde”. Hoje, não há lugar para tais cortesias. Nosso dedos digitam, “Vá embora. Eu odeio você”.

Regeneração

Isso muito bom, uma vez que nos aproximamos do momento da verdade! A verdade é que somos mentirosos e egoístas; todos nós nos odiamos e sofremos por causa da nossa animosidade. A natureza requer uma conexão digna entre nós para garantir o nosso avanço.

O que podemos fazer se somos colocados num esfera limitada, fechada? Hoje, toda a Terra é pequena demais para nós. De repente, percebemos o quanto todos nós dependemos uns dos outros.

Os nós que nos unem vão ficar ainda mais apertados. Deixe-me dar um exemplo. Digamos que uma empresa prejudicial é construída em algum país. O mundo inteiro está respirando seu fedor e sofre por causa das consequências da sua atividade. No entanto, o governo do país onde a empresa opera, diz. “É o nosso território. Aqui estamos autorizados a fazer o que quisermos. Pedimos desculpas pelo inconveniente, mas não há outra maneira de lidar com isso”.

Acontece que nós realmente não temos outra escolha a não ser se unir e trazer o mundo inteiro ao novo tipo de relação baseado na unidade e interdependência. É quando a comunicação num ambiente virtual irá, de outra forma, realmente nos ligar, mas não como é hoje.

De KabTV “Uma Nova Vida” 20/01/15

Comente