Como Um Feixe De Juncos — Eu Quero, Logo Existo, Parte 2

Como um Feixe de Juncos, Por que Unidade e Garantia Mútua são Urgentes Hoje, Michael Laitman, Ph.D.

Capítulo 2: Eu Quero, Logo Existo

A Vida Como Uma Evolução Dos Desejos

Os Quatro Níveis Dentro De Nós

Além disso, nossos sábios afirmam, os níveis do inanimado, vegetal, animal, e falante não são exclusivos da natureza exterior. Eles existem dentro de cada um de nós, formando a base dos nossos desejos e até mesmo a estrutura interna de cada desejo. O Rabino Nathan Neta Shapiro escreveu: “Há quatro forças no homem – inanimado, vegetal, animal, e falante – e Israel têm ainda outra, quinta parte, pois eles são os piedosos falantes.” [i]

Baal HaSulam forneceu uma explicação mais elaborada da maneira que estes níveis de desejos trabalham dentro de nós: “Podemos distinguir quatro divisões na espécie falante [seres humanos], dispostas em gradações uma sobre a outra. Essas são as Massas, os Fortes, os Ricos, e os Sagazes. Elas são iguais aos quatro graus em toda a realidade, chamados ‘Inanimado’,‘Vegetativo’, ‘Animal’, e ‘Falante’.

“O inanimado… induz as três propriedades, vegetal, animal, e falante. … A menor força entre eles é o vegetal. A flora opera atraindo o que é benéfico para ela e rejeitando o prejudicial, quase da mesma maneira como os seres humanos e animais. No entanto, não há nenhuma sensação individual, mas uma força coletiva, comum a todas as plantas do mundo…

“Acima deles está o animado. Cada criatura em si sente, atraindo o que é benéfico para ela e rejeitando o prejudicial. … Esta força sentida no Animal é muito limitada no tempo e no espaço, uma vez que a sensação não funciona até mesmo a menor distância fora do seu corpo. Além disso, ele não sente nada fora do seu horizonte temporal, ou seja, no passado ou no futuro, mas apenas no momento presente.

“Acima deles está o falante, que consiste em uma força emocional e uma força intelectual, juntas. Por esta razão, o seu poder de atrair o que é bom para ele e rejeitar o que é prejudicial é ilimitado pelo tempo e espaço, como é no animal. Por causa da ciência, que é uma faculdade intelectual, sem limite de tempo e espaço, pode-se ensinar aos outros onde quer que eles estejam em toda a realidade, no passado ou no futuro, e ao longo das gerações”. [ii]

[i] Rabbi Nathan Neta Shapiro, Revela Coisas Profundas, Parashat Shemot [Êxodo].

[ii] Rav Yehuda Leib HaLevi Ashlag (Baal HaSulam), Os Escritos de Baal HaSulam, “Introdução ao Livro, Panim Meirot uMasbirot [Rosto Brilhante E Acolhedor]” ( Instituto de Pesquisa Ashlag, Israel, 2009), 134.

Comente