Centelhas De Esperança Acima Da Pilha Do Ego

laitman_937Pergunta: Qual é a diferença entre as condições de conexão durante a entrega da Torá, durante a transição através dos 49 portões de impureza, e o êxodo do Egito?

Resposta: Os 49 portões de impureza são todos os nossos vasos, todos os nossos desejos, nossos corações, que são todos completamente “a fim de receber”; esse é o lixo jogado na parte inferior. Apenas o ponto no coração, uma centelha de doação, sai de cada coração e todas estas centelhas estão conectadas em um.

Estas centelhas conectadas são chamadas de Moisés. Elas querem estar conectadas ao Criador e, portanto, sobem ao topo da montanha, enquanto todos os corações permanecem nos 49 portões de impureza. A revelação do Criador que ocorreu durante o êxodo do Egito foi necessária para separar as centelhas dos corações, a fim de tirá-las do ego.

Uma vez que as centelhas são separadas dos corações, elas podem se unir num vaso para receber a Torá. No final, quando a Luz da Torá é recebida, cada vez é necessário tomar uma porção seleta dos corações e corrigi-las, prepará-las e elevá-las ao nível das centelhas.

Esta é a primeira fase chamada de “doar a fim de doar”, a elevação do desejo de receber ao nível da doação. Depois, há mais trabalho com a intenção “a fim de doar”.

Da Preparação para a Lição Diária de Cabalá 03/06/14