Antepassado De Todos Os Cohanim No Mundo

Laitman_167“Aarão é o antepassado de todos os Cohanim no mundo”, porque o Criador escolheu-o para estabelecer a paz no mundo e porque Aarão construiu-a para isso.

Em cada dia de sua vida, Aarão se esforçou para multiplicar a paz no mundo. O Criador ordenou-o a liderar consagrações para que ele trouxesse paz à congregação superior. Ao ministrar consagrações, Aarão instigou acasalamento (Zivug) entre o Criador e Sua Shechiná, trazendo assim a paz a todos os mundos”. [“Faça-se a Luz”, “Vaykra“, (Emor)]

Aarão é o degrau mais alto nas ações humanas, que conecta a Luz com a matéria da criação. É a raiz, a base, a razão, o objetivo final da criação.

Não se trata de um ser humano. Nós não lidamos com noções como “entidades proteicas” ou “desejos discretos”. “Aarão” é uma estrutura que, gradualmente, estabelece a conexão mais próxima possível entre as propriedades de doação e recepção.

Doação é a qualidade do Criador, ao passo que o desejo de receber é a propriedade da criação. Assim, ambas as propriedades estão sempre envolvidas em algum tipo de relação mútua, uma vez que uma não pode se manifestar sem a outra e só pode ser vista no fundo do seu oposto.

Assim, Aarão personifica o sistema que equilibra as forças e as conecta completamente. O resultado é algo em comum, de modo que as propriedades de doação e de recepção já não podem ser distinguidas porque se complementam. A realização deste nível é o objetivo da criação.

Pergunta: Como é possível mesclar preto com branco na medida em que é impossível distingui-los?

Resposta: Quando o preto adquire as propriedades do branco ou vice-versa, eles podem reciprocamente se conectar e se complementar.

O trabalho de Aarão é conectar as propriedades opostas. É dito que ele era o pai de todos os Cohanim (sacerdotes) no mundo, porque não personificava uma única ação associada a um estado concreto; em vez disso, Aarão exemplifica um trabalho e meticuloso em todos os tipos de matéria que consistem de duas forças (doação e recepção), em cada “nó” em que ambas as forças estão conectadas corretamente.

É dito na Torá que o Criador escolheu Aarão para estabelecer a paz no mundo. “Paz no mundo” é um estado dentro de um enorme desejo completo. Neste contexto, a “paz” tem pelo menos dois significados:

  • Conexão de todos e de tudo
  • Interação correta entre as propriedades opostas

O mundo é uma associação de propriedades absolutamente diferentes. “Venha à paz”, significa entrar numa unidade benevolente com o superior. Este é o propósito para o qual todos os Cohanim trabalham.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 14/05/14